Editora LIDEL anuncia o lançamento de "Psicadélicos em Saúde Mental”
Durante anos foram estudados os efeitos de substâncias como DMT, LSD, ketamina, MDMA, psilocibina, entre outras, na neurobiologia humana e no bem-estar físico e mental. O interesse por estas substâncias foi impulsionado pela sua potencial aplicação no tratamento de situações clínicas como depressão, ansiedade, perturbação de stress pós-traumático e outras.
Este livro reveste-se da maior importância pelo seu carácter informativo, sistemático e rigoroso sobre este tema. Em “Psicadélicos em Saúde Mental” os leitores podem encontrar descrições das substâncias como propriedades farmacológicas, os seus mecanismos de ação, as indicações com evidência clínica e, ainda, as possíveis aplicações clínicas, que ainda não são suficientemente conhecidas para que possam ser incorporadas em guidelines de tratamento.
Os desafios à implementação da Psicoterapia Assistida por Psicadélicos (PAP), nas suas mais diversas formas, são enquadrados pelos autores numa perspetiva rigorosa, olhando de forma clara para os riscos e benefícios que estas substâncias podem ter junto de quem mais precisa delas.
“(…) as substâncias psicadélicas são substâncias poderosas que podem ser utilizadas para fins diversos, e que têm diferentes padrões de riscos e benefícios (…). Esperamos que este livro seja útil para demonstrar que, apesar de existirem vários tipos de riscos, é desejável que como sociedade encontremos formas de os seus benefícios chegarem a quem mais precisa deles.”
"Temos de louvar o esforço muito meritório deste grupo de jovens clínicos e investigadores, que, sem medo, estudam e divulgam de forma exemplar, séria e aprofundada o tema dos psicadélicos e da saúde mental, que congrega múltiplas áreas do saber, historicamente polémico, mas com enormes potencialidades no momento atual da Psiquiatria e Psicologia (...)", escrevem no prefácio Maria Luísa Figueira, Professora Catedrática Jubilada de Psiquiatria e Saúde Mental –Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Maria João Heitor, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.
Pela sistematização do conhecimento atual das substâncias psicadélicas a leitura deste livro é particularmente útil para médicos, investigadores, psicólogos e vários outros técnicos de saúde mental.
“Psicadélicos em Saúde Mental” conta com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e da SPACE - Sociedade Portuguesa de Aplicação Clínica de Enteógenos.