Plataforma NAU e DGS lançam curso de promoção da atividade física
De acordo com os dados oficiais disponíveis, mais de 45% dos adultos no nosso país não cumprem as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) em matéria de atividade física, colocando Portugal como o país mais mal colocado dos 27 da União Europeia, segundo aponta um relatório recente da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) e da OMS. Os dados demonstram ainda que Portugal está entre os Estados-membros da UE com piores níveis de atividade física entre os adolescentes: um em cada cinco rapazes e menos de uma em cada 10 raparigas dizem respeitar a recomendação da OMS, que aponta para a realização de pelo menos uma hora de atividade física moderada a vigorosa por dia.
Num momento em que se perspetiva a revisão da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto até 2024, a Plataforma NAU e a DGS procuram ajudar os profissionais de saúde a incentivar e alertar os utentes para a prática de atividade física, através de conteúdos baseados na ciência comportamental e motivacional.
Com este curso, o profissional de saúde será capaz de identificar os conceitos-base que sustentam a promoção da atividade física, incluindo a sua importância e os objetivos estratégicos do SNS. Conhecerá também quais as recomendações OMS e o seu impacto na saúde e qualidade de vida e como a sua intervenção é essencial, enquanto agente facilitador da mudança comportamental para a motivação, autorregulação e mudanças comportamental dos utentes.
A formação conta com uma carga total de cerca de 30 horas, divida em cinco módulos, incluindo a avaliação, que consta de vários questionários no decorrer do curso, podendo ser realizada ao ritmo do utilizador e totalmente online.
A Plataforma NAU é um projeto pioneiro em Portugal dedicado ao ensino e formação online, reconhecido pela sua versatilidade na adequação de temáticas dirigidas a grupos alargados, como a nichos mais específicos, dinamizado pela Unidade de Computação Científica (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Consiste numa plataforma de MOOC com conteúdos gratuitos e lecionados maioritariamente em português, promovidos em conjunto com entidades de relevo dos sectores público, ensino superior e privado, disponíveis no site https://nau.edu.pt/.
Lançada em 2019, a NAU procura incentivar a requalificação, a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento pessoal dos portugueses, enquanto contribui de forma significativa para a promoção da língua portuguesa como veículo de transmissão de conhecimento.
Num contexto online e através de um conjunto de serviços digitais partilhados, que visam apoiar o desenvolvimento do ensino e da ciência em Portugal, a NAU conta com mais de 205 mil utilizadores e mais de 460.000 inscrições nas cerca de 275 edições dos mais de 130 cursos já disponibilizadas. Atualmente, estão disponíveis cursos de acesso aberto em parceria com mais de 45 entidades de referência nacional.
O financiamento inicial do projeto NAU, proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia e do Programa Operacional Comunitário COMPETE 2020, no âmbito do Quadro Portugal 2020, com o número de projeto 02/SAMA2020/2016, foi reforçado com financiamento proveniente do Fundo Social Europeu no âmbito do Programa Competitividade e Internacionalização para a concretização do projeto FAN – Ferramentas Avançadas NAU, com o número de projeto POCI-05-5762-FSE-000266.
Este projeto consiste na futura disponibilização de ferramentas, serviços e documentação para a plataforma NAU, nomeadamente ferramentas de avaliação online; inclusão de um chatbot de inteligência artificial; disponibilização de uma ferramenta anti-plágio; certificados mais robustos do ponto de vista de segurança; integração de ferramentas de colaboração via LTI (Learning Tools Interoperability); a possibilidade de acesso pelas entidades promotoras dos cursos a ferramentas de reporting e analítica mais complexas; possibilidade de limitar as inscrições em cursos através de processos de autenticação exclusivos; e a possibilidade de ter instâncias privadas de formação.