Estudos

Serviço de Anestesiologia do São João premiado por trabalhos de investigação

O Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), foi distinguido com o Prémio António Meireles, no Congresso anual da especialidade, pelo estudo intitulado “Are Frail Patients More Susceptible to Intraoperative Hypotension and 30-Day Mortality?” ter sido considerado o melhor trabalho publicado no ano de 2022.

De acordo com a nota do CHUSJ, o projeto tem como objetivo "avaliar se os doentes frágeis, submetidos a cirurgia eletiva, são mais suscetíveis ao desenvolvimento de hipotensão intraoperatória e mortalidade aos 30 dias. Dos dados avaliados, salienta-se que na nossa população não existiu evidência da associação entre fragilidade e o desenvolvimento ou duração cumulativa de hipotensão intraoperatória. Contudo a fragilidade, avaliada pela Clinical Frailty Scale, associou-se à diminuição da sobrevida aos 30 dias, corroborando o uso rotineiro desta ferramenta e destacando a importância da avaliação pré-operatória da fragilidade".

O Serviço de Anestesiologia viu atribuído, ainda, o 1º prémio para melhor investigação com o estudo “ Features from puppilary reflex dilation and neural networks classification of remifentanil effect". Um trabalho que utilizou métodos de machine learning (neural networks) para estimar a concentração de opióides utilizados no intraoperatório, melhorando a capacidade de individualizar a analgesia dos utentes durante as cirurgias. “A investigação permitiu, também, otimizar a o processamento deste sinal fisiológico e expandir a sua utilização noutros contextos clínicos”, pode ler-se.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay