Associação Novamente: ação de IRS sem custos pode dar emprego a 10 traumatizados com lesão cerebral
Através do desenvolvimento de ações de acompanhamento aos traumatizados e de adaptação à nova realidade, bem como da disponibilização de guias gratuitos de apoio às famílias, a organização fundada em 2010 orienta pessoas com lesão cerebral para uma nova vida. Assim, face às limitações que a doença provoca, a Associação Novamente define-se pela procura de respostas a uma situação que parece, à partida, irremediável.
Mas não é. Na verdade, a solução para as vítimas de traumatismo crânio-encefálico está nas mãos de todos os portugueses. A entrega das declarações do IRS começa no dia 1 de abril e cada contribuinte terá o poder de decidir o futuro de 10 pessoas com o traumatismo. Uma simples cruz acompanhada do NIF 509 310 354, no Modelo 3, Quadro 11, Campo 1101, será suficiente para gerar a empregabilidade de 10 pessoas com traumatismo (no caso do IRS ser automático, a consignação realiza-se na área “Pré Liquidação” com o mesmo NIF).
E o mais simples de tudo? Esta ação não implica qualquer custo para os contribuintes. O valor já terá sido pago ao Estado e não interfere com o acerto. O Estado abdicará apenas de 0.5% do valor de impostos que cada contribuinte terá de entregar, canalizando-o para a Associação Novamente.
De forma rápida, gratuita e eficiente, cada português tem a oportunidade de não deixar que o futuro de 10 pessoas fique à distância de uma cruz. Os traumatismos crânio-encefálicos ainda não fazem parte das prioridades dos contribuintes e a sua projeção mediática ainda é reduzida, mas quem vive o tema de perto sabe que os acidentes não acontecem apenas aos outros. Assim, a iniciativa da Associação Novamente pretende alertar a sociedade para a importância que o seu apoio é capaz de adquirir, bem como promover a reintegração social de pessoas que nalgum momento da sua vida deixaram de ter uma vida ativa.