São João realiza a primeira Cirurgia Nanoscópica do Joelho no país
A Cirurgia Nanoscópica consiste na utilização de equipamentos e dispositivos de dimensão reduzida (nano) em comparação com as técnicas endoscópicas já utilizadas. Sendo uma técnica recente, está a dar agora os primeiros passos nos atos cirúrgicos em Ortopedia e Traumatologia a nível mundial.
De acordo com o Diretor do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do CHUJS, António Nogueira de Sousa, este procedimento tem particular interesse “na abordagem das pequenas articulações e dos procedimentos em idade pediátrica”, mas ainda “como alternativa à Ressonância Magnética, no seguimento dos resultados de uma técnica artroscópica, e na resolução de lesões menos acessíveis pela via clássica”.
A redução para cerca de 1/3 da dimensão do material de artroscopia – técnica que permite aceder a uma articulação através de pequenas incisões na pele –, torna-a ainda menos invasiva e com menor morbilidade para o doente. Este procedimento passa, deste modo, a ser realizado através da incisão de uma “agulha” de apenas 2 milímetros de diâmetro. Para o paciente, a intervenção passa a ser semelhante ao ato de uma infiltração. Também em relação à anestesia, esta técnica apresenta vantagens: o bloqueio nervoso periférico com sedação endovenosa permite alta quase de imediato.
A baixa morbilidade permitirá também que alguns procedimentos sejam realizados de forma segura fora do bloco operatório, com impacto positivo quer na comodidade do doente, quer na otimização de recursos e redução de custos por parte do hospital.
Segundo o CHUSJ, espera-se que sejam realizadas, atá ao fim do ano, cerca de 40 cirurgias deste tipo.