Reunião do NEEco pretende criar uma rede de praticantes de POCUS dentro da Medicina Interna
Para José Mariz, Coordenador do NEEco, o grande objetivo desta reunião passa por “criar uma rede de praticantes de POCUS dentro da Medicina Interna, lançar os fundamentos sólidos para a elaboração de uma lista de competências em POCUS, criar os fundamentos para criar uma rede de centros de estágio em POCUS, e aumentar a produtividade de publicações científicas na área de POCUS”.
Sobre o critério na escolha dos temas para o programa, José Mariz afirma que “fazemos sempre um balanço entre temas clínicos e temas mais organizacionais. Como o tema sugere, procuramos escolher temas que façam ponte com outras especialidades, como os Cuidados Intensivos, a Cardiologia e a Medicina Geral e Familiar. Assim, os temas clínicos vão incidir no papel de POCUS nos Cuidados Críticos e no papel de POCUS na Ecocardiografia na visão do internista, além do quiz de casos clínicos. Depois iremos falar sobre o desenvolvimento de estágios de POCUS em Medicina Interna em Portugal, sobre o que o NEEco está a desenvolver para estabelecer o que deverão ser as competências em POCUS dentro da Medicina Interna; teremos também colegas a representar a Medicina Geral e Familiar e que nos falarão do que esta especialidade também anda a desenvolver nas aplicações de POCUS nos cuidados primários”.
Nos dias 20 e 21 de abril terá lugar o curso pré-encontro “Ecografia à cabeceira do doente para internistas”, um curso imersivo que serve de introdução à prática de POCUS dentro da Medicina Interna onde serão abordados os princípios da Ecografia Torácica (Pulmão e Coração), a Ecografia Reno-vesical básica para a identificação de hidronefrose, Ecografia Venosa dos Mis para identificar TVP, os princípios para auxiliar a colocação de CVC e o protocolo eFAST.
Mais informação em - https://www.spmi.pt/ii-encontro-nacional-do-nucleo-de-estudos-de-ecografia/