ESEnfC lidera projeto para melhorar qualidade dos currículos de enfermagem na América Latina
HAInnovPrev – Empowering Nursing High Education with Innovative Healthcare-Associated Infection Prevention and Control Practices in Latin America, assim se designa o projeto, que beneficia do apoio da União Europeia e no qual participam mais cinco instituições de ensino superior: Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Viçosa (as duas do Brasil), Universidade Andina del Cusco e Universidade Nacional Autónoma de Chota (ambas do Peru).
O consórcio propõe-se desenvolver um inovador modelo pedagógico de ensino-aprendizagem, ajustado ao contexto da América Latina (modelo HAInnovPrev), sustentado em investigação, com o foco na prevenção e controlo de infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) e da resistência aos antimicrobianos (RAM).
«Prevê-se melhorar os currículos e a qualidade do ensino» nas instituições parceiras, «fomentar o desenvolvimento profissional contínuo dos professores e a cooperação interinstitucional, aumentar o nível de competências dos estudantes, adequando-as às necessidades do mercado de trabalho e da sociedade, bem como promover a prevenção e controlo de IACS e da RAM, melhorando, de modo global, a segurança e qualidade nos cuidados de saúde», lê-se na ficha do projeto liderado pela ESEnfC, estabelecimento português que já interveio, neste mesmo âmbito, com universidades do continente asiático (projeto PrevInf).
Serão produtos deste projeto, além do modelo pedagógico HAInnovPrev, um conjunto de cenários de simulação para aprendizagem clínica e um e-Book, adaptados ao contexto cultural da América Latina.
Segundo consta na fundamentação do projeto, «as infeções associadas aos cuidados de saúde e a resistência aos antimicrobianos constituem um problema de saúde e um desafio a nível global, com elevados custos e impacto nos resultados para os clientes, para os profissionais e para os sistemas de saúde», sendo que «esta problemática, acentuada pela pandemia de COVID-19, reveste-se de particular importância na América Latina, que enfrenta dificuldades decorrentes da pressão contínua das organizações de saúde, para garantir o acesso a cuidados de saúde com segurança e qualidade».
A equipa da ESEnfC ligada a este projeto é composta pelos professores Anabela Salgueiro Oliveira, Maria da Conceição Bento, João Graveto, Pedro Parreira, Manuel Chaves e Teresa Neves (que coordena), assim como pelos investigadores Paulo Costa e Filipe Santos e, ainda, pelos técnicos João Pardal e Rita Gonçalves.
O projeto HAInnovPrev tem um financiamento de 799 566 euros, proveniente da UE.
Dezoito professores das seis instituições participantes no projeto estiveram, durante esta semana, na ESEnfC, para o primeiro encontro transnacional do HAInnovPrev.