5 dicas para dormir bem
A ausência de momentos regulares de descanso pode dar aso a condições crónicas capazes de afetar a saúde física, mental, social e mesmo financeira. Um estudo publicado em 2019, na Healthcare, descreve o sono insuficiente como um problema predominante na sociedade moderna, alertando para o número considerável de evidências científicas que sugerem que a falta de sono pode causar uma série de disfunções médicas e mentais adversas.
Apesar de variar de pessoa para pessoa, o número ideal de horas de sono para os adultos varia entre sete e nove horas por noite. Fique a conhecer 5 dicas que o vão ajudar a dormir bem para beneficiar de um sono reparador.
- Encontre uma rotina. Certifique-se que se deita à mesma hora todas as noites e acorda à mesma hora todas as manhãs. Por uma questão de consistência, esta rotina inclui fins-de-semana.
- Certifique-se de que o seu quarto está confortável, escuro e a uma temperatura que o ajude a relaxar.
- Evite ingerir alimentos pesados, ricos em açúcar ou cafeína pouco antes de se deitar.
- Remova ou desligue quaisquer dispositivos e certifique-se de que não o perturbarão.
- Faça exercício físico durante o dia.
Ao dormir bem e a garantir uma noite de sono de qualidade está também a proteger o sistema imunitário, uma vez que o corpo desempenha funções importantes durante o repouso que permitem evitar infeções e reduzir o tempo de recuperação após doença ou lesão.
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos – CDC, na sigla em inglês – concluiu que uma pessoa que durma menos horas do que as recomendadas conta com uma maior probabilidade de poder vir a sofrer de diferentes problemas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes ou obesidade. Ao dormir bem, o seu sistema nervoso abranda e os níveis de cortisol baixam – o que é uma oportunidade de relaxar verdadeiramente e reduzir os níveis de stresse.
Referências:
https://www.mdpi.com/2227-9032/7/1/1/htm
https://www.zurich.com.pt/pt-pt/mundo-z
https://www.cdc.gov/sleep/features/getting-enough-sleep.html