Curso de Raciocínio e Registo Clínico

Raciocínio clínico como marca distintiva do exercício da Medicina Interna

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar nos dias 10 e 11 de março, no Porto, o Curso de Raciocínio e Registo Clínico.

Para João Araújo Correia, um dos formadores responsável pelo curso, “o Registo Clínico é parte integrante da qualidade assistencial. É a colheita da história clínica, encarada como um interrogatório inteligente, capaz de dar respostas que permitam alcançar o diagnóstico, com maior rapidez e menos exames subsidiários. O Raciocínio Clínico como a marca distintiva do exercício da Medicina Interna”.

A 2ª edição deste curso tem como objetivos dar a conhecer o conceito de Heurísticas e a importância da sua utilização no Raciocínio Clínico e alertar para as armadilhas do Raciocínio Clínico, os diferentes tipos de viés e normas para tornar mais difícil o erro médico.

Quanto ao registo clínico João Araújo Correia saliente que “está amplamente provado que um bom registo clínico leva a melhores cuidados de saúde prestados aos doentes. Devemos sempre adotar como dogma que aquilo que não está registado não foi efetuado. Associar o registo clínico ao Método de Weed será um objetivo extra”.

Inscrições em: https://www.spmi.pt/curso-registo-e-raciocinio-clinico/

 

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI)