Técnica avançadas com máxima segurança

Serviços de Imagiologia do CHULN com novos equipamentos para realização de exames

Os Serviços de Imagiologia Geral e Neurológica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte receberam uma profunda renovação, com a aquisição de cerca de uma dezena de equipamentos em várias áreas e atualizações técnicas das ressonâncias magnéticas. Um investimento que vai trazer mais segurança para doentes e profissionais e maior qualidade nos exames realizados.

Ao upgrade dos dois equipamentos de Ressonância Magnética, os serviços de Imagiologia do CHULN juntam a aquisição de duas novas Tomografias Computorizadas, oito equipamentos de Radiologia Convencional - onde se incluem mesas multidiagnóstico, raio-x transportáveis e um aparelho para a sala de trauma da Urgência Central -, três equipamentos de Ecografia e um de Ortopantomografia, radiografia que permite visualizar estruturas da face e da cavidade oral. Uma renovação tecnológica a que se vai juntar ainda durante este primeiro semestre de 2023 um novo aparelho de Osteodensitometria, exame que permite avaliar a densidade óssea.

“Esta renovação tecnológica permite-nos colocar os nossos serviços no século XXI e a trabalhar de acordo com o ‘estado da arte’ na realização da generalidade dos exames imagiológicos diagnósticos e de intervenção necessários aos nossos doentes”, sublinha o Diretor do Serviço de Imagiologia Geral, João Leitão

Em relação às grandes vantagens das atualizações nas ressonâncias magnéticas, as equipas de Imagiologia do CHULN destacam a possibilidade de realização de técnicas avançadas ou o funcionamento total em plataformas digitais, com significativa melhoria da qualidade de imagem. Já em relação às novas Tomografias Computorizadas (TC), os serviços de Imagiologia Geral e Neurológica apontam dois grandes benefícios: a precisão da imagem com elevada segurança para doentes e profissionais, através da utilização de software de “inteligência artificial” que permite manter imagens de alta qualidade com baixa dose de radiação; e segurança na intervenção, com a utilização de software de “orientação” que permite otimizar a precisão na realização de procedimentos de intervenção (como p. ex. em biopsias) orientados por TC, contribuindo igualmente para uma redução da dose de radiação a que o doente é submetido.

A modernização dos equipamentos, explica,  permite o controlo de dose de radiação por utente e a melhoria das condições radiológicas para múltiplos procedimentos, em particular nos blocos operatórios dependentes destas soluções.

“A aquisição e renovação dos equipamentos dos Serviços de Imagiologia vêm abrir no presente uma porta para o futuro. Estamos mais perto de cumprir a missão de exercer a radiologia e a neurorradiologia com a qualidade e a segurança que os doentes requerem e os profissionais merecem”, reforça a diretora do Serviço de Imagiologia Neurológica, Graça Sá.

Já na área da Ecografia, os equipamentos “topo de gama” permitiram um salto qualitativo nas condições de trabalho para os médicos radiologistas, fornecendo-lhes ferramentas da mais elevada tecnologia para um diagnóstico ecográfico mais seguro, adiantam os profissionais.

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN)