Saúde sexual no doente oncológico é o tema em destaque da 2ª temporada de “Cancro sem Temor”
O tema da sexualidade continua a ser, nos dias de hoje, um tabu na sociedade e, como tal, também no contexto clínico continuam a existir dificuldade em abordá-lo. Os diagnósticos de cancro, bem como as diferentes abordagens terapêuticas, afetam o bem-estar psicológico e a qualidade de vida do doente, da vida do casal e do/a seu parceiro/a. Contudo, a sexualidade é um importante indicador do bem-estar e da qualidade de vida dos doentes.
No primeiro episódio da segunda temporada participam Mafalda Cruz, radioncologista, Isaac Braga, urologista e Ana Amaral, psiquiatra, que irão abordar a sexualidade no doente oncológico e a forma como os fatores físicos e psicológicos podem limitar a atividade e o desejo sexual, reforçando a necessidade de um diálogo aberto entre o doente e o seu médico assistente.
“Cabe aos profissionais de saúde dispor de novas estratégias com o doente de forma a introduzir o tema da sexualidade logo no início do percurso oncológico, e abordá-lo ao longo de todo o processo. Dois terços dos doentes oncológicos não partilham com o seu médico que estão a vivenciar problemas de natureza sexual”, afirma Mafalda Cruz.
O urologista Isaac Braga reforça que “deve ser um tema falado e bastante discutido com o doente, em especial as consequências adversas do tratamento na vida sexual, mais do que da taxa de cura, temos de falar do espectro que as sequelas vão deixar, por isso o doente deve optar por estar informado”, reforçando a mensagem: “para se ter saúde, tem de ser ter uma boa vida sexual, não podemos desconsiderar esta parte da vida”.
Já Ana Amaral aborda a “culpa” que a maior parte dos doentes sentem ao falar com o médico assistente sobre esta temática: “Salvou-me a vida! Quem sou eu para estar a pedir ainda mais? Para estar a falar sobre sexo”.
Este episódio conta ainda com a participação especial de Vanda Patrício, ginecologista, e de Graça Braz, Enfermeira.
“Cancro sem Temor” é um projeto do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela. Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social. O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo.
O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).