Campanha de Natal ajuda família mais carenciadas a comprar medicamentos
A iniciativa, que vai já na sua 9ª edição, convida os portugueses a doarem o troco das compras realizadas na farmácia ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos para pessoas carenciadas apoiadas pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. A campanha decorre até ao dia 21 de dezembro.
“Sabemos que os tempos atuais são difíceis. Vivemos dois anos de pandemia, em que muitos portugueses viram a sua situação económica deteriorar-se, com perdas significativas de rendimentos. Entretanto, teve início uma guerra na Europa, com forte impacto ao nível do aumento do custo de vida e da inflação. Nos dois anos de pandemia, registámos um elevado acréscimo do número de famílias que ajudamos e a tendência mantém-se”, explica Maria João Toscano, Diretora Executiva da Associação Dignitude.
Acrescenta ainda “O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento impacta positivamente a vida dos seus beneficiários, uma vez que o cumprimento das terapêuticas permite um melhor controlo das suas doenças, evitando episódios de urgência e internamento hospitalar. Para que nos seja possível ajudar mais pessoas a acederem aos medicamentos de que necessitam, apelamos ao contributo de todos nesta quadra natalícia”.
O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento permite o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir. Os beneficiários são referenciados por entidades parceiras locais, como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias. Já foram ajudas pelo abem: mais de 30.490 pessoas que, hoje, vivem uma vida com mais saúde.
É também possível apoiar esta iniciativa através de:
MBWAY: 932 440 068
Transferência bancária: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7
A Associação Dignitude, promotora do Programa abem:, emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para [email protected]
Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.