Sindicato dos Enfermeiros garante contabilização de todo o tempo para efeitos de progressão na carreira
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/ministerio-da-saude-se-2022-109-02.jpg?itok=8laNTOuL)
É uma vitória conseguida depois de muitos avanços e recuos. Depois de na última reunião o Sindicato dos Enfermeiros - SE ter rejeitado o acordo, por não concordar com os termos propostos pelo Ministério da Saúde, em reunião suplementar foi agora possível chegar a um consenso.
“O que nos foi garantido pelo Ministro da Saúde é que a avaliação de desempenho vai ser contabilizada por inteiro, para todos os enfermeiros, quer sejam Contratos Individuais de Trabalho, quer sejam Contratos de Trabalho em Funções Públicas”, refere Pedro Costa. Adicionalmente, foi ainda assegurado pelo SE que a contabilização dos pontos se aplica a todos os enfermeiros, incluindo aqueles que tenham progredido de categoria, para enfermeiro especialista ou enfermeiro gestor, algo que não estava em cima da mesa na última reunião do Processo Negocial, iniciado em maio de 2022.
“Vão ser contabilizados 1,5 pontos por cada ano até 2014 e, daí em diante, os pontos serão contabilizados em função da avaliação de desempenho obtida nas instituições onde trabalham”, frisa o presidente do Sindicato dos Enfermeiros. Adicionalmente, adianta Pedro Costa, “serão pagos os retroativos, a 100 por cento, já no vencimento de dezembro deste ano”.
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros mostra-se satisfeito com os resultados e admite que, neste momento, “estão garantidas condições para que os enfermeiros vejam, por fim, a sua carreira começar a ser valorizada”. “E isso apenas poderia suceder se fosse aplicado a todos os enfermeiros, o que garantimos nesta reunião”, conclui Pedro Costa.