Conversas com Barriguinhas tem nova sessão

Especialista em saúde materna explica os benefícios da “Hormona do Amor”

Entre as várias emoções sentidas durante a gestação, o medo do parto é a que mais vezes é sinalizada pelas mães. Este receio leva a um aumento do stress na altura do parto, que, por sua vez, pode dificultar o processo. Para apoiar as grávidas nesta fase, as Conversas com Barriguinhas vão explicar como se pode preparar emocionalmente para o parto num evento online gratuito, no dia 8 de novembro, pelas 17h00. As inscrições estão disponíveis na plataforma.

A oxitocina, mais conhecida por “Hormona do Amor”, além de ter o poder de fortalecer os vínculos afetivos, é capaz de reduzir a ansiedade e estimular o parto, uma vez que promove a calma e contribui para a dilatação.

Para dar a conhecer de que forma é possível aumentar naturalmente os níveis desta hormona, a enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica Teresa Coutinho vai participar na sessão para ajudar as futuras mães a construir o “kit da oxitocina”, e a ficarem emocionalmente preparadas para o parto.

Já após o nascimento do bebé, preservar a vida em casal e os momentos a sós pode tornar-se num desafio e numa das principais preocupações dos casais. Por isso, Bárbara Sousa, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica, vai estar presente, na sessão online de 8 de novembro, com o objetivo de ajudar os casais a gerir estes aspetos essenciais para o relacionamento na nova vida a dois.

O parto e o pós-parto vão estar ainda em destaque no evento do dia 10 de novembro, pelas 17h00, que conta com a participação da enfermeira Carmen Ferreira, autora do blog “Bebé Saudável” e dos livros “Estamos Grávidos! E agora?” e “Nascemos! E agora?”.

Em conversa com as famílias, a enfermeira vai explicar tudo sobre a gravidez e aquilo que é necessário saber e preparar na fase de gestação, antes da chegada do bebé, enquanto a terapeuta familiar Carolina Vale Quaresma vai partilhar dicas para a hora de deitar, que pode ser desafiante para os pais que se preparam para receber, em breve, o bebé em casa.

 Além da felicidade de conhecer o bebé pela primeira vez, o parto é também um momento único pela oportunidade irrepetível de colher as células estaminais do cordão umbilical do bebé, que podem ser uma mais-valia na saúde futura da família. Para dar a conhecer as aplicações terapêuticas destas células, os tratamentos já realizados em Portugal e como funciona todo o processo de criopreservação, vai estar presente, em ambas as sessões, uma especialista da Crioestaminal – o laboratório português líder em Células Estaminais e o único com acreditação internacional pela Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (AABB).

 

 

Fonte: 
BCW Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock