O impacto da enxaqueca no local de trabalho

Teva Portugal cria sala de descanso para colaboradores que sofrem de enxaqueca

Empenhada em proporcionar um ambiente de trabalho favorável aos seus empregados que sofrem de enxaqueca, a Teva Portugal implementou nos seus escritórios uma sala adaptada que reúne as condições necessárias para ajudar as pessoas com este tipo de cefaleias a descansar, oferecendo alívio suficiente para passar o dia de trabalho ou para evitar que a crise se agrave.

A iniciativa ajuda a mitigar o impacto da enxaqueca no local de trabalho e a melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores que sofrem desta doença neurológica incapacitante.

Para a criação deste novo espaço, a TEVA contou com a colaboração da Dra. Raquel Gil Gouveia, neurologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, que definiu os requisitos necessários para que este fosse considerado uma sala de enxaqueca. A sala permite black out total e conta com um sistema de climatização amena, para além de equipamento a pensar no conforto dos utilizadores, como uma poltrona reclinável que permite à pessoa deitar-se, mas levantar a cabeceira se necessário, mantas, dispensador de água e gelo e recipiente para vómitos.

Marta González Casal, diretora-geral da Teva Portugal afirma, "o nosso objetivo foi criar um espaço de bem-estar, cuidadosamente preparado, para que a pessoa possa descansar durante uma crise de enxaqueca num ambiente confortável e humano e desligar-se do que está ao seu redor”.

Em julho deste ano, a Teva Pharmaceuticals recebeu o Selo de Local de Trabalho Amigo da Enxaqueca, uma iniciativa desenvolvida pela European Migraine & Headache Alliance (EMHA), e um painel de especialistas de toda a Europa, incluindo neurologistas e médicos de medicina do trabalho, que reconhece as empresas que assumem o compromisso de proporcionar um ambiente de trabalho favorável aos seus colaboradores que sofrem de enxaqueca.

A iniciativa foi estabelecida em reconhecimento dos 41 milhões de pessoas na Europa que vivem com enxaqueca, o que tem um impacto pessoal e profissional. A gravidade desta patologia tem sido salientada em muitos estudos, incluindo o inquérito europeu da Teva - "Beyond Migraine", realizado a 12.545 adultos com enxaqueca - no qual 49% dos inquiridos afirmaram que esta doença reduz a sua capacidade de agir eficazmente no local de trabalho. 

O programa do Selo de Local de Trabalho Amigo da Enxaqueca foi concebido para reduzir o impacto da enxaqueca no local de trabalho e reconhece as empresas que realizam formação da EMHA, bem como a criação de um ambiente de trabalho adequado. Existem três níveis de acreditação que reconhecem, entre outras coisas, a formação do empregador e dos empregados, as ações de sensibilização na empresa, a adaptação do local de trabalho e a disponibilidade ou não de cuidados e apoio médico.

Fonte: 
Comunhão de Ideias
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Teva Portugal