Teva Portugal cria sala de descanso para colaboradores que sofrem de enxaqueca
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A iniciativa ajuda a mitigar o impacto da enxaqueca no local de trabalho e a melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores que sofrem desta doença neurológica incapacitante.
Para a criação deste novo espaço, a TEVA contou com a colaboração da Dra. Raquel Gil Gouveia, neurologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, que definiu os requisitos necessários para que este fosse considerado uma sala de enxaqueca. A sala permite black out total e conta com um sistema de climatização amena, para além de equipamento a pensar no conforto dos utilizadores, como uma poltrona reclinável que permite à pessoa deitar-se, mas levantar a cabeceira se necessário, mantas, dispensador de água e gelo e recipiente para vómitos.
Marta González Casal, diretora-geral da Teva Portugal afirma, "o nosso objetivo foi criar um espaço de bem-estar, cuidadosamente preparado, para que a pessoa possa descansar durante uma crise de enxaqueca num ambiente confortável e humano e desligar-se do que está ao seu redor”.
Em julho deste ano, a Teva Pharmaceuticals recebeu o Selo de Local de Trabalho Amigo da Enxaqueca, uma iniciativa desenvolvida pela European Migraine & Headache Alliance (EMHA), e um painel de especialistas de toda a Europa, incluindo neurologistas e médicos de medicina do trabalho, que reconhece as empresas que assumem o compromisso de proporcionar um ambiente de trabalho favorável aos seus colaboradores que sofrem de enxaqueca.
A iniciativa foi estabelecida em reconhecimento dos 41 milhões de pessoas na Europa que vivem com enxaqueca, o que tem um impacto pessoal e profissional. A gravidade desta patologia tem sido salientada em muitos estudos, incluindo o inquérito europeu da Teva - "Beyond Migraine", realizado a 12.545 adultos com enxaqueca - no qual 49% dos inquiridos afirmaram que esta doença reduz a sua capacidade de agir eficazmente no local de trabalho.
O programa do Selo de Local de Trabalho Amigo da Enxaqueca foi concebido para reduzir o impacto da enxaqueca no local de trabalho e reconhece as empresas que realizam formação da EMHA, bem como a criação de um ambiente de trabalho adequado. Existem três níveis de acreditação que reconhecem, entre outras coisas, a formação do empregador e dos empregados, as ações de sensibilização na empresa, a adaptação do local de trabalho e a disponibilidade ou não de cuidados e apoio médico.