Editora LIDEL anuncia novos livros na área da enfermagem
Segundo as autoras Helena Saraiva e Andreia Sousa, “os enfermeiros têm um papel essencial no desenvolvimento das políticas de saúde, nomeadamente através da promoção da saúde, da prestação e gestão de cuidados de alta qualidade, da organização de serviços ou da intervenção comunitária, entre outras.”. Nesse contexto, a investigação reveste-se de extrema importância, na medida em que são necessárias as melhores evidências científicas para a tomada de decisão, essencialmente a nível da identificação das necessidades das pessoas e a nível da prescrição das intervenções de enfermagem.
Na obra “Cuidados Diferenciados em Enfermagem da Saúde da Criança e do Jovem”, as autoras apresentam diversos tópicos que atualmente preocupam os profissionais de saúde e que requerem um atendimento diferenciado. No decorrer dos 25 capítulos são abordados temas como: crianças com doença crónica e terminal; distúrbios alimentares; crianças com necessidades educativas especiais; diversidade na vivência da sexualidade; comportamentos autolesivos, suicídio e ideação suicida; alcoolismo e toxicodependência; crianças e jovens vítimas de maus-tratos físicos, psicológicos e sexuais, entre outros.
O livro “Investigação em Enfermagem – Teoria e Prática”, da autoria da Prof. Dra. Manuela Néné e do Dr. Carlos Sequeira, tem como objetivo fornecer aos profissionais com interesse na área da investigação orientações que lhes permitam procurar saber mais sobre as necessidades dos utentes e quais a respostas mais efetivas para os problemas apresentados por estes, de forma a fornecer contributos efetivos para a criação de padrões de qualidade sustentados nas necessidades das pessoas e na eficácia das práticas clínicas. Esta obra de fácil leitura e consulta visa, desse modo, aumentar o conhecimento existente, agregando um conjunto de temáticas e experiências adaptadas à realidade portuguesa.
As novas obras apresentadas constituem-se como dois manuais importantes nas áreas de medicina geral e de saúde infantil para os profissionais de saúde, enfermeiros, investigadores e estudantes de enfermagem que através de uma leitura fácil, lógica e prática tornam possível ampliar o conhecimento existente no nosso país, aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes portugueses com necessidades de cuidados diferenciados e apoiar os profissionais que se interessem pela investigação.