Lançado o primeiro livro português que quer descomplicar a menopausa
“É urgente deixar para trás o mundo onde estão escondidas de forma desajeitada as mulheres enquanto sujeitos de menopausa. O mundo «pula e avança» indiferente ao facto de embrulhar numa névoa inconveniente e fora de contexto uma fase da vida reprodutiva das mulheres que não depende da sua vontade, não pode ser evitada e tem tanta razão de ser como as outras. O Processo de Menopausa é bonito, é cheio de graça e desafiante. Faz parte da vida de qualquer mulher, como a puberdade, a menstruação, a gravidez ou o aleitamento. É preciso vivê-lo de forma natural, plenamente e de maneira informada”, defende a autora.
Com a revisão científica de Pedro Vieira Baptista, responsável pela unidade de trato genital do Hospital de São João, e de Maria Natália Mendes, psicóloga clínica da saúde com experiência em menopausa, o livro “Descomplicar a Menopausa” aborda as três fases do processo de menopausa, os efeitos mais comuns, porque se manifestam e como lidar com eles, bem como uma orientação abrangente sobre a variedade de tratamentos disponíveis, incluindo medicina tradicional e complementar.
Segundo os dados da PORDATA, estima-se que mais de um milhão e meio de mulheres portuguesas, cerca de 80% das mulheres em idade de menopausa, sofrem impactos da menopausa, como stress e exaustão, mudanças de humor, alterações no padrão de sono, confusão mental, baixa líbido, ondas de calor, suores noturnos e aumento de peso, sintomas que podem ser confundidas com doenças mais comuns.
Cristina Mesquita de Oliveira é licenciada em Ciências da Comunicação, com graduação em Marketing Farmacêutico, na Universidade Fernando Pessoa, e em Economics, Management and Health Financing, pela Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou na Indústria Farmacêutica durante 34 anos, onde teve uma formação médica contínua em várias áreas científicas de medicina. É, também, fundadora da Comunidade de Saúde em Menopausa MMDP - Menopausa Divertida Portugal, que conta com mais de 35.000 mulheres portuguesas, a viver e trabalhar em território nacional e emigradas no mundo inteiro.
O evento de lançamento do livro decorre no Hospital de São João (HSJ), no Porto, às 15h, dirigida à comunidade de profissionais do HSJ e a convidados, e insere-se na 2ª Edição da Celebração da Semana da Menopausa, uma iniciativa organizada pela VIDAs - Associação Portuguesa de Menopausa com várias atividades de sensibilização e literacia para a menopausa.