Oftalmologista portuguesa reconhecida nos EUA como uma das 40 profissionais mais promissoras com menos de 40 anos
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/ineslains_photo.jpg.jpg?itok=mcVfF5QH)
A distinção é feita pelos pares, resultado de um repto lançado pela Ophthalmology Management, uma revista destinada aos especialistas da área da oftalmologia, que decidiu dar destaque à próxima geração destes profissionais com base nas indicações dadas pelos leitores. Foi a estes que pediu nomes de oftalmologistas com menos de 40 anos que tivessem demonstrado potencial para vir a ser futuros líderes em oftalmologia, seguindo-se a seleção, feita por um comité de especialistas. Quanto ao anúncio, esse foi feito no congresso anual da Academia Americana de Oftalmologia, que se realizou em Chicago, de 30 de outubro a 3 de novembro.
“Trata-se de um reconhecimento importante para mim, sobretudo por ser feito pelos meus pares e num país tão grande como os Estados Unidos, onde há muitos e excelentes profissionais'', refere a médica portuguesa. “É também muito gratificante quando a nossa dedicação é reconhecida. No fundo é mais um incentivo para continuar e, até certo ponto, uma confirmação de que estou no caminho certo”, acrescenta.
Inês Laíns completou a sua formação médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde o seu desempenho académico mereceu múltiplas distinções. Apesar de ter iniciado a sua carreira de oftalmologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), mudou-se para Harvard após ter recebido um prémio da Fundação para a Ciência e Tecnologia/Programa Harvard Medical School Portugal. Este prémio deu-lhe a oportunidade de rumar ao Massachusetts Eye and Ear (MEE)/Harvard Medical School, nos EUA, onde atualmente é oftalmologista e está a fazer treino adicional (um fellowship) em cirúrgia vitreoretineana.
Nos EUA, Inês já conquistou várias distinções, entre as quais, mais recentemente, um prémio de investigação da Vitreoretinal Surgery Foundation.