Dia do Idoso: A idade não tem que ser um posto
A melhor maneira de chegar à idade sénior em boas condições físicas e psicológicas é a de investir na nossa saúde ao longo da vida, procurando solucionar problemas e comportamentos cuja resolução só depende de nós. É o caso do fumo do tabaco, da alimentação saudável e da prática de exercício físico.
Neste texto, vou referir-me, muito sucintamente, a dois temas de saúde dos idosos que não costumam ser muito abordados:
Sexualidade – a maneira como cada pessoa vive a sua sexualidade depende de um conjunto de factores, que incluem a idade, o género e a herança cultural. O avançar da idade vai condicionando incapacidades que vão surgindo, mesmo na ausência de doença, e a sua solução passa pela adaptação a essa nova realidade. Cabe aos membros de um casal, de acordo com as suas preferências e condição física, e mental, escolherem que tipo de relacionamento íntimo querem e podem ter. Nenhum dos membros do casal deve exigir ao outro aquilo que ele não consegue proporcionar ou exigir a si próprio desempenhos que já não está em condições de conseguir.
Diminuição da acuidade visual - existem várias doenças oculares que podem causar diminuição da acuidade visual, de que destaco a plesbiopia (ou vista cansada), as cataratas, o glaucoma e a degenerescência macular. Quase todas estas patologias surgem de uma forma insidiosa (a exceção mais evidente é o chamado glaucoma de ângulo fechado, que é uma emergência oftalmológica) e podem não ser valorizados pelo idoso, nem pela sua família ou cuidador. Os familiares e os cuidadores das pessoas mais idosas devem estar atentos a alguns comportamentos anómalos: começar a embater em móveis ou a derrubar objetos; falhar na tentativa de alcançar um objeto que quer segurar; cair ou andar de forma hesitante... Em complemento a estes conselhos, vou dar algumas dicas para familiares e cuidadores de idosos com diminuição da acuidade visual: mantenha “luzes de presença” acesas durante a noite, tanto no quarto de dormir como no caminho para casa de banho; providencie uma boa lente de aumento, de preferência com fonte de luz acoplada; se tiver escadas em casa, coloque uma fita adesiva, de uma cor que faça contraste com a cor do piso das escadas, antes do primeiro e no último degrau.
Estes e muitos outros temas da saúde do idoso estão tratados em mais pormenor no livro Saber Envelhecer – Uma viagem pela saúde dos seniores, que acabei de escrever e que podem encontrar nas bancas na segunda quinzena de outubro.