Números da sintomatologia depressiva entre adolescentes no país são, amanhã, analisados em Coimbra,

XI Encontro Mais Contigo: Carlão apresenta-se como padrinho do programa de prevenção do suicídio em meio escolar

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebe, amanhã, o XI Encontro Mais Contigo, espaço onde serão divulgados os resultados das intervenções, no último ano letivo, de um programa que, desde há 12 anos, trabalha na prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar, inicialmente num âmbito regional e, nos últimos anos, abarcando múltiplos concelhos de norte a sul de Portugal.

Neste evento, a ter lugar nas instalações da ESEnfC em São Martinho do Bispo (Auditório António Arnaut, no Polo B), será também apresentado o padrinho do projeto, outrora conhecido por ‘Pacman’ (vocalista dos Da Weasel) e hoje Carlão.

Com uma conferência inicial logo às 9h00 (“Mais Contigo em tempos de pandemia - Resultados 2021/2022”, a proferir pela enfermeira Maria Pedro Erse, da equipa coordenadora do programa), o encontro organiza-se em quatro painéis ao longo do dia.

Sónia Araújo (psicóloga clínica e terapeuta sexual) e Carlos Braz Saraiva (psiquiatra) falarão, a partir das 9h30, sobre “Identidade de género e comportamentos suicidários”, seguindo-se, pelas 10h35, o segundo painel, dedicado ao tema “Saúde mental na comunidade”, com as preleções de Paula Correia (presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência) e José Lima (presidente da Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade).

Agendada para as 11h20 está a sessão de abertura deste encontro anual do programa Mais Contigo, que é dinamizado pela ESEnfC e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, contando com vários parceiros pelo país (território continental e insular). Intervirão Ana Matos Pires (Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental), Rosa Reis Marques (presidente da ARS Centro), Fernando Amaral (Presidente da ESEnfC), Áurea Andrade (enfermeira diretora do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), Carlão (padrinho do Mais Contigo, com uma participação à distância) e José Carlos Santos (coordenador do Programa Mais Contigo).

No período da tarde será ocasião para escutar os “Testemunhos das Equipas Locais Mais Contigo” (14h00), com a participação de parceiros de Estremoz, Faro, Funchal, Fundão, Gondomar e Sintra.

Antes da sessão de encerramento, prevista para as 17h00, haverá, também, o habitual painel de “Testemunhos de Alunos e Pais Mais Contigo” (15h45), para partilha de experiências, desta feita trazidas de Estremoz, do Fundão e de Guimarães/Taipas.

O programa Mais Contigo, que trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência, é reconhecido como uma boa prática pela Direção-Geral da Saúde e pelo ICN – Conselho Internacional de Enfermeiros.

 

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)