4 conselhos para combater a poluição sonora escolar
A poluição sonora é um problema que afeta a saúde humana e a qualidade de vida das pessoas. No ambiente escolar, o ruído é considerado um agente que interfere no desempenho e bem-estar do aluno (e também dos professores), colocando em causa todo o processo de aprendizagem. É, assim, essencial que as condições acústicas dos espaços escolares sejam adequadas, proporcionando melhores ambientes de estudo e aprendizagem de forma a aumentar o desempenho, tanto dos alunos como dos docentes.
O tratamento acústico dos edifícios e uma mudança de comportamento das pessoas poderá contribuir para diminuir os efeitos da poluição sonora destes espaços, melhorando assim o ambiente escolar.
A poluição sonora escolar pode ter graves consequências, tais como:
- Perda de memória;
- Desregulação do sono;
- Dores de cabeça;
- Desconcentração;
- Nervosismo e agressividade;
- Surdez.
As perdas de audição são a principal consequência da exposição ao ruído contante. A partir de um determinado nível de ruído, o aparelho auditivo reflete fadiga, que inicialmente pode ter tratamento, no entanto, caso seja uma exposição a longo prazo, pode causar surdez permanente.
Para isso, existem formas de minimizar o ruído, no espaço escolar:
- Atuação sobre a fonte de ruído
Muito se tem falado sobre este tema. É importante promover conteúdos pedagógicos que captem a atenção dos alunos e os mantenham interessados. Muitas escolas já usam os seus meios audiovisuais para manter os alunos realmente interessados nas matérias. Mas muito há ainda por fazer.
- Promover atividades menos ruidosas e igualmente profícuas
Em muitas escolas um pouco por todo o mundo já foram adotadas atividades de meditação, mindfullness, ou “my time”, que por apenas alguns minutos ajudam os alunos a concentrarem-se antes de cada período de aula.
- Atuação sobre as vias de propagação
Isto pode traduzir-se no uso de materiais de isolamento e painéis antirruído;
- Tratamento acústico das paredes
Tem como objetivo evitar ou diminuir o tempo de reverberação, devendo ser evitadas as superfícies lisas e duras.
Em suma, para que uma sala de aula seja tenha boas condições é necessário que esteja assegurada a compreensão do que o emissor diz. Às vezes basta começar por criar as condições certas para que a comunicação de faça de uma forma regular.