Distinção

SPEPH reconhecida como parceira de educação pelo Committee for Tactical Emergency Casualty Care

A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar, foi reconhecida como parceira de educação pelo Committee for Tactical Emergency Casualty Care.

O Committee for Tactical Emergency Casualty Care foi originalmente convocado para acelerar a transição das lições médicas militares aprendidas no campo de batalha para orientação médica operacional com base em evidências e melhores práticas para resposta médica e tratamento de feridos durante cenários operacionais civis atípicos e de alto risco.

As diretrizes Tactical Emergency Casualty Care (TECC) são um conjunto de recomendações das melhores práticas para a gestão de vítimas durante operações civis táticas e de resgate.

Com base nos princípios do Tactical Combat Casualty Care (TCCC), o TECC considera as diferenças no ambiente civil, recursos, população de pacientes e escopo de prática do ambiente de combate militar do TCCC. 

O Committee for Tactical Emergency Casualty Care (C-TECC) é modelado após o Committee for Tactical Combat Casualty Care (CoTCCC) e é composto por uma ampla gama de líderes operacionais e acadêmicos interagências na prática de medicina de alta ameaça e incêndio/resgate de em todo o país, incluindo membros da medicina de emergência, serviços médicos de emergência, polícia, bombeiros e a comunidade militar de operações especiais.

Levando em conta que os padrões de ferimentos e os mecanismos de lesão podem ser semelhantes em incidentes civis envolvendo ferimentos balísticos e explosivos, o TECC recomenda modalidades de tratamento com base na situação e nos recursos disponíveis. 

Os principais desígnios do TCCC são fornecer cuidados médicos oportunos e fazer a coisa certa na hora certa também são fundamentais nas diretrizes do TECC.

Assim como no TCCC, o TECC é dividido em três fases de atendimento com base na relação do provedor, da vítima e da ameaça.

Considerável experiência e esforço foram dedicados ao desenvolvimento de um padrão médico operacional civil em paralelo às diretrizes bem-sucedidas de Atendimento Tático a Vítimas de Combate. 

Conhecido como Tactical Emergency Casualty Care, este novo padrão utiliza dados e experiências dos militares e leva em conta as diferenças de atuação no setor civil. 

As diretrizes do TECC continuarão a ser atualizadas usando as melhores práticas médicas baseadas em evidências e permanecerão sob a custódia do Comitê de Atendimento Tático de Emergências em Vítimas.

Fonte: 
Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay