APDPróstata lança questionário para caracterizar a realidade do cancro da próstata na população portuguesa
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/homem_tristeza_depressao_solidao_trista_pb_0.jpg?itok=2FtU0mOC)
O lançamento deste questionário é uma das iniciativas que fará parte da campanha promovida pela Bayer por ocasião do mês de sensibilização para o cancro da próstata que se assinala em novembro, juntamente com o movimento MOVEMBER. Ao longo destes meses estarão a ser recolhidos dados, em diferentes dimensões, sobre a temática do cancro da próstata, para posteriormente serem divulgados em parceria com a APDPróstata, com a Associação Portuguesa de Urologia (APU) e a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO).
Em Portugal, o número de novos casos por ano foi estimado em cerca de 6.700, com uma mortalidade aproximada de 2.000 doentes por ano e é neste contexto que a realização deste inquérito à população que sofre de cancro da próstata é um primeiro passo essencial para avaliar o que pode ser feito de diferente, ou melhor, nas diferentes fases que antecedem a opção de tratamento escolhida, quer seja no processo de diagnóstico, quer seja na fase de referenciação.
Joaquim Domingos, presidente da APDPróstata e sobrevivente de cancro da próstata, realça “Esperamos conseguir muita adesão na resposta a este questionário por parte dos homens que sofrem deste tumor, tendencialmente com mais de 50 anos, para em conjunto com os vários intervenientes na área da saúde identificarmos o que pode ser melhorado – prioritariamente no sistema nacional de saúde que está acessível a todos – para aumentar cada vez mais o diagnóstico precoce e deste modo permitir opções de tratamento que impactem o menos possível a qualidade de vida destes doentes”.
Para mais informações consulte o seu médico assistente e para participar no questionário clique aqui: https://cawi.spirituc.com/index.php/265929?lang=pt