Especialistas nacionais e internacionais debatem novas abordagens terapêuticas à dor crónica
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/mulher_dor_preocupacao_fadiga_ss_19.jpg?itok=v8XA0QC6)
Este encontro de especialistas insere-se nas atividades que têm sido desenvolvidas no âmbito do projeto “iACT with Pain: an ICT-delivered intervention for self-management of chronic pain”, que está a ser desenvolvido, desde 2017, pelo Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).
Ao contrário da Terapia Cognitivo-Comportamental Clássica, que se foca na redução dos sintomas psicopatológicos, as Terapias de Terceira Geração focam-se na função desses sintomas, e na alteração da relação das pessoas com eles. Outro fator diferenciador das Terapias de Terceira Geração é a inclusão de exercícios experienciais (por exemplo, baseados no mindfulness). No caso do projeto iACTwithPain, as sessões terapêuticas focam-se no desenvolvimento de aceitação da experiência interna e no desenvolvimento de uma relação compassiva com o eu, para que as escolhas do dia a dia se aproximem de uma vida alinhada com os valores de cada pessoa.
A coordenadora do projeto e docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Paula Castilho, adianta que este encontro «vai permitir a contextualização multidisciplinar da dor crónica, discussão e partilha de abordagens terapêuticas implementadas através das novas tecnologias de informação e comunicação, uma reflexão integradora de experiências de experts no tratamento da dor crónica, e por fim serão apresentados os contributos do projeto iACTwithPain».
O evento científico vai contar com várias mesas redondas para debater temas como "Dor Crónica e Programas Baseados na Aceitação e Compaixão", "e-Health: Expectativas vs. Realidade" ou ainda "Contributos do programa iACTwithPain". Vai contar ainda com a participação de Maria Karekla, professora da Universidade de Chipre, que vai dedicar a sua comunicação à terapia da aceitação e compromisso no contexto da doença crónica.
De recordar que, no âmbito do projeto “iACT with Pain: an ICT-delivered intervention for self-management of chronic pain”, foi lançado o “iACT with Pain”, um programa criado para promover o desenvolvimento de competências de autogestão da dor e de autorregulação emocional, diminuindo o impacto da dor crónica e contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem desta patologia.
O encontro científico vai decorrer online, entre as 09h30 e as 17h00, e ainda tem as inscrições abertas.
O registo para participação deve ser feito através do endereço https://forms.gle/eZY4E6bWkzzi29ci9.