Morreu o neurologista fundador da SPAVC e antigo professor do ICBAS
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/castrolopes.jpg?itok=tQ6MT7Az)
Dedicou a sua carreira ao estudo do acidente vascular cerebral (AVC), a primeira causa de mortalidade e incapacidade em Portugal, sendo um dos pioneiros a estudar esta doença em Portugal. No contexto da SPAVC, o neurologista desenvolveu um extenso trabalho de promoção do conhecimento sobre esta patologia, tanto junto dos profissionais de saúde como da população em geral. O seu trabalho árduo e apaixonado ao longo de décadas refletiu-se num enorme contributo para a obtenção de ganhos em saúde e para a mobilização de um conjunto de profissionais orientados para o estudo e tratamento desta patologia.
Além da excelência do seu percurso profissional, clínico e académico, foi tido pelos seus pares como um colega amável, bondoso, empático e com uma boa disposição sem igual. O seu espírito inovador e energético conseguiu unir várias gerações em torno de um propósito, sendo o crescimento da SPAVC (e todas a suas metas alcançadas até ao dia de hoje), o reflexo desse motor ativo e contagiante.
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) em 1959, José Remísio Castro Lopes iniciou a carreira no Serviço de Neurologia no Hospital Geral de Santo António, serviço que viria a dirigir desde 1977 e no qual criou a primeira unidade de AVC (acidente vascular cerebral) do país. Durante este período, foi também Professor Catedrático de Neurologia no ICBAS. Ao longo do seu percurso, foi Diretor Clínico do Hospital Geral de Santo António, tendo ainda presidido o Colégio de Especialidade de Neurologia da Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa de Neurologia.