3ªs Jornadas da APCL
Aliás, desde a 1ª edição tem sido esta a nossa via de comunicação pelo que os intervenientes e os nossos participantes não estranharão que assim seja.
Preparámos um programa que será certamente muito atraente para todos, doentes, familiares, amigos e cuidadores e seguramente para aqueles que connosco nelas colaboram.
Os temas abordados são abrangentes, abordando o mieloma múltiplo, linfomas no geral e linfomas cutâneos em particular, leucemias agudas e leucemia mieloide crónica.
Haverá um debate com representantes da Direção Geral de Saúde, na pessoa do Director Nacional para as Doenças Oncológicas, Dr. José Dinis, do Infarmed com a Dr.ª Margarida Oliveira (projecto INCLUIR) e do Dr. Fernando Leal da Costa, director do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa, sobre o impacto da pandemia nos cuidados de saúde aos doentes hemato-oncológicos.
Haverá ainda uma apresentação dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) sobre a transformação digital no Serviço Nacional de Saúde, feita pelo seu presidente Dr. Luís Goes Pinheiro.
Uma novidade é a sessão do Dr. Jorge Coutinho sobre a importância de uma abordagem motivacional como suporte para ajudar os doentes e cuidadores no lidar diariamente com o desafio do diagnóstico.
Contamos com a participação ativa de vários doentes nas diversas sessões e com a colaboração da Dr.ª Luisa Ameida, assistente social no IPO de Lisboa.
A sessão sobre mieloma terá apresentações pelas Profªs Catarina Geraldes e Cristina João (Hospitais da Universidade de Coimbra e Fundação Champalimaud) e Dr. Rui Bergantim (Hospital de S. João).
Nas leucemias agudas destacamos a colaboração do Dr. Manuel Brito (H. Pediátrico de Coimbra) e Dr.ª Fernanda Trigo (H. S. João), e na leucemia mieloide crónica com a Dr.ª Francesca Pierdomenico (IPO Lisboa). Já nos linfomas contamos com a Dr.ª Mariana Cravo (IPO Lisboa) nos linfomas T cutâneos e a Dr.ª Daniela Alves (H. Santa Maria) nos linfomas em geral.
Em diversas sessões participam doentes que nos transmitem as suas experiências e nunca é demais realçar essa participação, afinal são a razão de ser da APCL.
Finalmente, a encerrar uma apresentação sobre novas terapias celulares, focada no tratamento com células “CAR T”, já disponíveis em Portugal, a ser feita pela Dr.ª Gilda Teixeira (IPO Lisboa), contando ainda com a colaboração de uma doente.
Uma palavra de agradecimento aos nossos patrocinadores da indústria farmacêutica cujo apoio desinteressado mais uma vez permite a realização deste evento.
À semelhança dos anos anteriores, o programa detalhado pode ser consultado no site da APCL, sendo as inscrições gratuitas, mas necessárias para o acesso aos conteúdos.