Enfermeiros que se notabilizaram nas áreas da investigação, da educação e da prática clínica

Docentes da ESEnfC “aplaudidos” na Irlanda na 6ª conferência bienal da Sigma Europa

Três dos quatro prémios concedidos pela Sigma Europa (sociedade honorífica de Enfermagem) a enfermeiros que se notabilizaram nas áreas da investigação, da educação e da prática clínica foram, na última semana, entregues a profissionais membros do Capítulo Phi Xi da Sigma (sociedade honorífica de Enfermagem), sediado Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Os galardões, entregues durante a 6ª Conferência Bienal Europeia da Sigma, que terminou no dia 25 de junho, em Dublin, capital da Irlanda, distinguiram o professor da ESEnfC Pedro Parreira (“Sigma European Nursing Excellence for Research Award 2022”), a enfermeira do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e assistente convidada na ESEnfC, Tânia Morgado (“Sigma European Clinical Practice Award 2022”), e a enfermeira brasileira e professora na Escócia, Camila Biauz ("Sigma European Early Career Researcher”).

O quarto prémio de excelência foi oferecido a Joan Murphy, professora de Enfermagem da Munster Technological University (Irlanda), na foto com os enfermeiros e docentes da ESEnfC. Doze membros do capítulo português da Sigma neste congresso, realizado no Royal College of Surgeons in Ireland (sob o tema “Sustentabilidade em Parceria”), tendo apresentado várias comunicações e conferências com o propósito de disseminar a investigação desenvolvida na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), que pertence à ESEnfC.

A título de exemplo, o professor da ESEnfC Arménio Cruz apresentou uma comunicação acerca de um projeto de parceria entre a UICISA: E e a Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos, sobre prevalência e caracterização de acidentes domésticos e de lazer entre idosos em contexto comunitário.

Já o bolseiro de investigação Filipe Paiva-Santos (que, em 2021, recebera com dois outros colegas – Paulo Santos-Costa e Cristina Costeira – o prémio "European Recognition of Nursing Excellence in Research during COVID-19”), partilhou parte dos resultados do seu projeto de doutoramento, com um poster que visa consciencializar os enfermeiros para a prevenção da infeção urinária associada a cateter.

Também Rafael Bernardes apresentou uma comunicação relacionada com o respetivo projeto de doutoramento em Enfermagem, neste caso sobre o perfil podológico de estudantes de enfermagem em ambientes clínicos. A Sigma (Sigma Theta Tau International - Honor Society of Nursing) é uma sociedade honorífica de Enfermagem, fundada em 1922, nos Estados Unidos da América, que promove atividades com vista à melhoria da saúde das populações, através do desenvolvimento científico da prática de Enfermagem e que só na Europa conta com onze capítulos.

O Capítulo Phi Xi, acolhido pela ESEnfC desde 2011, é composto por enfermeiros que, segundo os seus pares, se distinguem pela excelência na área clínica, na educação, na investigação e/ou na liderança em Enfermagem de instituições de saúde e ensino nacionais e internacionai.

 

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)