Profissionais da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, do ACES do Baixo Mondego e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Enfermeiras de saúde materna e obstétrica em ação de team building musical em Coimbra

Docentes, enfermeiras e enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica participam, amanhã (dia 3 de junho), em Coimbra, numa atividade de team building musical, com o objetivo de robustecerem os laços profissionais que os ligam.

A iniciativa, a ter lugar no espaço do Seminário Maior de Coimbra, entre as 15h00 e as 17h30, é organizada pela Rede ESMO - Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, uma colaboração interinstitucional que envolve a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

A atividade é dinamizada pela Orquestra na Hora, que apresenta «um modelo de workshop que possibilita a grupos de pessoas sem quaisquer conhecimentos musicais tocarem violino em conjunto, formando uma pequena orquestra improvisada».

De acordo com a coordenadora da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica da ESEnfC, professora Maria Neto Leitão, «esta ação, também com uma vertente cultural, insere-se no plano de atividades da Rede ESMO para 2022-2023, procurando fortalecer a cooperação cada vez mais efetiva entre os enfermeiros que a integram».

A atividade, no contexto da comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (que se assinalou a 5 de maio), termina com uma sessão fotográfica no baloiço do Seminário Maior de Coimbra, com vista para o rio Mondego, e com um lanche partilhado no jardim.

Constituída em 2016, a Rede ESMO é uma cooperação técnica, científica e humanística de enfermeiros ligados à prática clínica, à gestão, ensino, formação e investigação, que visa potenciar sinergias no âmbito da saúde sexual, reprodutiva e neonatal.

O projeto Rede ESMO procura simplificar a parentalidade, tornando menos complexa a vida às mães e aos pais, implementar práticas mais uniformes no seio das maternidades e dos cuidados de saúde primários e estabelecer maior proximidade com as pessoas.

«Por uma sociedade onde cada filho seja desejado, cada parto ocorra em ambiente seguro e seja um acontecimento normal, e que cada pessoa vivencie uma sexualidade saudável», constitui a visão da Rede ESMO.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)