Iniciativas de prevenção e sensibilização para uma melhor saúde

Centros MAR Shopping recebem em maio rastreios à diabetes, hipertensão arterial e doenças do foro psicológico

Em maio, o MAR Shopping Algarve recebe um rastreio à diabetes e à hipertensão arterial e o MAR Shopping Matosinhos recebe uma ação de deteção de sinais que possam indiciar problemas do foro psicológico, como ansiedade, depressão, burnout, stress e fadiga pandémica. Os centros comerciais MAR Shopping continuam a disponibilizar todos os meses rastreios de saúde e relaxamento gratuitos com o objetivo de sensibilizar as comunidades em que estão inseridos para a importância da deteção precoce de indicadores de saúde que careçam de acompanhamento médico, bem como aconselhar para boas práticas em matérias de saúde e bem-estar.

As ações de sensibilização de maio terão lugar no último fim de semana do mês, dias 28 e 29 de maio, entre as 11h00 e as 19h00. No MAR Shopping Algarve, os visitantes poderão aceder à iniciativa junto à Farmácia e Clínica HPA (piso 0) e, no MAR Shopping Matosinhos, no piso -1 (junto à Re-food). O acesso funcionará por ordem de chegada. Os visitantes poderão ter acesso à agenda detalhada dos dois centros no seu website oficial.

No MAR Shopping Algarve, a Farmácia Silveira será responsável pela monitorização da tensão arterial e da glicémia, com vista a detetar precocemente condições de saúde em que estes indicadores são fatores de risco silenciosos, como a diabetes e a hipertensão arterial, as quais podem inclusive aparecer associadas causando complicações maiores como insuficiência cardíaca, AVC, enfarte do miocárdio, insuficiência renal, perda gradual da visão e esclerose das artérias.

Portugal é um dos três países europeus com maior prevalência da Depressão

Por sua vez, o MAR Shopping Matosinhos recebe o O2a, Centro de Terapia e Desenvolvimento, que desenvolverá um rastreio a eventuais doenças do foro psicológico, como ansiedade, depressão, burnout, stress e fadiga pandémica, numa altura em que a pandemia denunciou o agravamento da prevalência de doenças mentais na população. Um estudo internacional publicado em outubro do ano passado pela revista científica “The Lancet” estima que a pandemia terá provocado mais de 53 milhões de perturbações depressivas e 76 milhões de casos de ansiedade, afetando sobretudo mulheres e jovens. Números que se somam aos casos já existentes e até àqueles que nunca chegam a ser diagnosticadas.

Em toda a Europa, só a Irlanda do Norte tem maior prevalência de doenças psiquiátricas que Portugal, onde mais de um quinto das pessoas estão diagnosticadas com perturbações deste tipo.

A agenda de rastreios manter-se-á ao longo do ano 2022 e os interessados encontram-na disponível e sempre atualizada no website dos centros MAR Shopping – www.marshopping.com.

Fonte: 
Pure
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock