Recolha seletiva de embalagens em todo o país aumentou face período homólogo

Portugueses reciclaram mais 6,2% no primeiro trimestre de 2022

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagem, anuncia que os portugueses reciclaram mais 6.170 toneladas de embalagens face o período homólogo, representando um aumento de 6,2% em relação ao primeiro trimestre de 2021. Esta tendência demonstra a crescente conscientização do país no que respeita à importância da separação dos diferentes tipos de embalagens para reciclagem.

O vidro foi o material que registou um dos maiores aumentos pois os portugueses reciclaram 48.777 toneladas neste primeiro trimestre de 2022, traduzindo-se num aumento de 9,4% relativamente ao período idêntico de 2021.

Pedro Simões, Diretor Geral da Novo Verde, assinala que “Está cada vez mais presente na consciência dos portugueses a importância da reciclagem de embalagens, comportamento que se reflete nestes números. É de sinalizar o aumento de quase 10% de reciclagem de embalagens de vidro, uma tendência que queremos manter e alargar a todos os materiais pois as metas já aumentaram e vão aumentar ainda mais até 2030. Aliás, nos próximos oito anos as metas de cada material vão aumentar no mínimo 10%, de maneira que importa assegurar e suplementar de uma forma sustentável este nível de reciclagem de embalagens”

Neste primeiro trimestre, o aumento das quantidades de embalagens enviadas para reciclagem, por via da recolha seletiva, traduz-se em cerca de 105.691 toneladas, das quais 48.777 toneladas de Vidro, 35.674 toneladas de Papel e Cartão, 19.127 toneladas de Plástico, 2.097 toneladas de Metais e 17 toneladas de Madeira. 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
<a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/reciclagem-papel'>Reciclagem papel foto criado por freepik - br.freepik.com</a>