Síndrome do Intestino Irritável (SII)

Uma petição para dar voz a mais de um milhão de Portugueses

Atualizado: 
16/05/2022 - 11:58
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma condição crónica do tubo digestivo que afeta mais de 1 milhão de portugueses e que se caracteriza por dor abdominal, que pode ser de forte intensidade, e alteração nos hábitos intestinais, quer seja obstipação e/ou diarreia, podendo estar associada a outros sinais ou sintomas, como inchaço, sensação de gás e eructações.

Apesar da sua prevalência, afetando mais de 10% dos portugueses, e sintomas por vezes debilitantes, esta é uma patologia que continua desconhecida e desvalorizada por parte da população e até de quem sofre com a mesma, visto que as estimativas indicam que apenas 15% dos indivíduos que sofrem com sintomas de SII procura ajuda médica para avaliação, diagnóstico e tratamento.

Para fazer face a este problema, a Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia (SPG), tem como objetivo criar e instituir o Dia Mundial da Síndrome do Intestino Irritável, razão pela qual criou a petição online que pode ser assinada aqui. O objetivo desta proposta é dar (re)conhecimento a esta patologia, aumentando a literacia em saúde nessa área e, também, apoiando todos os doentes que veem o seu dia a dia condicionado pelos sintomas da SII, frequentemente descredibilizados por familiares, amigos e sociedade.

O facto de esta ser uma patologia desconhecida pela maioria da população levanta dois problemas distintos. Se por um lado há doentes que não reconhecem a SII e que, por essa razão, não procuram uma explicação para os seus sintomas, outros não o fazem por medo ou vergonha de falar desses mesmos sintomas, quer com o médico, quer com as pessoas que os rodeiam.

A ausência frequente de uma explicação clara para os sintomas acarreta um impacto significativo nos doentes, que pode ser observado em várias perspetivas. Podemos falar, primeiramente, do impacto físico, visto estimar-se que os sintomas afetam os doentes em média cerca de 8 dias por mês, provocando alterações constantes nas suas rotinas. O impacto psicológico e social é outra dimensão importante da SII, visto que pode provocar estados de stress mais elevado – mesmo durante o diagnóstico, devido à incerteza que os sintomas possam estar associados a doenças mais graves – e promover situações de isolamento, muitas das vezes na tentativa de esconder os sintomas. Também o impacto económico para o doente e para a comunidade deve ser mencionado, associado a despesas com consultas médicas frequentes, investigação clínica e testes de diagnóstico repetidos. Adicionalmente existem as despesas associadas a tratamentos prescritos ou e à diminuição da produtividade e necessidade de absentismo laboral.

Por todos os motivos acima citados, torna-se evidente o impacto da SII nas diversas esferas da vida de mais de um milhão de portugueses, pelo que é fundamental fazer mais por eles. O seu apoio é importante: pode conhecer melhor a SII no website vamosfalardesii.pt e na página de Instagram e assinar a petição para instituir o Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável em Petição Pública.

 

Autor: 
Dr. Armando Peixoto - Núcleo de Neurogastrenterologia e Motilidade Digestiva da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik