“Doenças que marcam” debate o impacto das doenças crónicas na saúde mental
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/mulher_jovem_pensativa_reflexao_cansanda_pb_12.jpg?itok=Nw2H-nnI)
A Dermatite Atópica (D.A.) é uma doença inflamatória crónica da pele, que se estima afetar 4,4% dos adultos na União Europeia e cerca de 10% a 20% da população pediátrica a nível mundial. Esta é uma patologia que além do impacto físico tem um grande impacto psicológico e social nas pessoas com doença e suas famílias. Nesse sentido, será apresentado um estudo sobre o impacto psicossocial da Dermatite Atópica, levado a cabo pela GFK Metris sob coordenação da Psicóloga Clínica Isabel Lourinho, em colaboração com a ADERMAP, e cujas conclusões serão debatidas na conferência.
A iniciativa será composta por dois painéis de debate. O primeiro painel ‘Uma Adolescência Marcada e Consequências na Vida Adulta’ conta com a participação de Maria do Céu Machado, Pediatra, Cristina Lopes de Abreu, Alergologista, Maria João Paiva Lopes, Dermatologista e Joana Camilo, ADERMAP. O segundo painel ‘Que Marcas deixar para o Futuro?’ tem como protagonistas Alexandre Lourenço, APAH, Luís Gois Pinheiro, SPMS, Isabel Trindade, Ordem dos Psicólogos, António Leuschner, Conselho Nacional Saúde Mental, representante da Ordem dos Médicos, da DGS e do Infarmed.
Para assistir ao evento deverá aceder ao link: https://bityli.com/SzRTJL