Criado portal focado no Turismo médico

Portugal pode tornar-se referência para o Turismo Médico a nível mundial

O Health Cluster Portugal, em colaboração com a AICEP, o Turismo de Portugal e a APHP criou um novo portal web focado no Turismo Médico. Com o objetivo de promover a oferta nacional neste domínio, pretende atingir os 100 milhões de euros anuais até 2025.

O setor da saúde está a crescer e Portugal – um destino sustentável e inclusivo, com um território coeso, inovador e competitivo, não só para visitar, mas também para investir, viver ou estudar – é já um dos países referência na área do turismo. Paralelamente, poderá, também, afirmar-se como um destino modelo em Turismo Médico. Aliás, como refere o Diretor Executivo do Health Cluster Portugal, Joaquim Cunha “temos valor e tecnologia para que a atratividade turística nacional vingue também no setor da saúde. A aposta no Turismo Médico é estratégica para a economia nacional: Portugal tem mais do que boas praias, aliadas a boa gastronomia e clima, tem excelentes profissionais de saúde, tecnologia de vanguarda e uma resposta célere e eficiente na área da saúde”.

Num momento em que as restrições determinadas pela Covid-19 vão sendo levantadas, estão reunidas as condições para retomar a implementação da estratégia definida no Protocolo de cooperação para a promoção internacional da oferta portuguesa de Turismo Médico assinada entre as organizações envolvidas.

Elegendo como áreas de aposta a cardiologia, a dermatologia, a oncologia, a reabilitação, a cirurgia plástica, a otorrinolaringologia e a ortopedia, a oferta nacional de Turismo Médico tem condições para uma resposta robusta e de elevada qualidade a quem nos procura. São referências mundiais nesta temática, nem sempre pelas mesmas razões, destinos como, os EUA, a Turquia, a Hungria, a Suíça a Malásia e a Tailândia.

O novo portal contou na sua conceção e contará na sua dinamização com a participação qualificada dos grupos da Cuf, Luz Saúde e Lusíadas Saúde.

Para o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “se conjugarmos Saúde e Turismo, Portugal inspira confiança e tem, por isso mesmo, vindo a afirmar-se como destino de excelência no âmbito do Turismo Médico. Cuidados médicos e de reabilitação de elevada qualidade, a inovação, a competitividade, o clima, o contato direto com a natureza, o prestígio dos serviços hoteleiros e os recursos altamente qualificados - quer na saúde quer no turismo – são o garante de que uma experiência neste domínio em Portugal será sempre uma experiência segura, diferenciada e gratificante.”

Para a AICEP, “a Saúde tem sido um dos principais setores de aposta na promoção da internacionalização das empresas nacionais, no apoio da sua atividade exportadora, na captação de investimento estruturante e na promoção da imagem de Portugal. Com presença em mais de 50 Países, a AICEP associa-se a este projeto para promover e divulgar nesses mercados o potencial do Turismo Médico em Portugal e identificar parceiros e oportunidades de negócio para o setor”, afirma o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

Para o presidente da APHP, Oscar Gaspar, “este novo portal reflete a proeminência, a diferenciação e a excelência comprovada, também no domínio investigação, das unidades privadas de saúde. Quem ponderar uma visita a Portugal para cuidar da sua saúde, encontra neste sítio uma proposta de valor única, com vários hospitais acreditados internacionalmente”.

Fonte: 
M Public Relations
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock