Como obter bons resultados após artroplastia total da anca e joelho
De acordo com Matthew Abdel, um cirurgião ortopédico da Mayo Clinic especializado em artroplastia da anca e do joelho, os pacientes podem e devem fazer mudanças no estilo de vida antes da cirurgia para aumentar as suas hipóteses de sucesso na sua recuperação.
Estimular a educação, manter um peso saudável, promover uma boa nutrição e fazer exercício físico pode ajudar a reduzir a obesidade, diz Abdel. Isto é importante, uma vez que a obesidade pode levar a riscos mais elevados de complicações após a cirurgia.
Abdel afirma que se for submetido a uma artroplastia, pode melhorar os resultados cirúrgicos fazendo as seguintes mudanças no estilo de vida:
- Perca peso com segurança antes da cirurgia, através de dietas e exercícios físicos. O índice de massa corporal-alvo é inferior a 40 kg/m2 (quilogramas por metro quadrado). No entanto, quanto mais perto estiver de 25 a 30 kg/m2, melhor. Mesmo uma perda de peso de 9 kg, completamente segura antes da cirurgia melhora os resultados.
- Pare de usar todos os produtos que contenham nicotina, incluindo fumar cigarros e charutos e mascar tabaco, pelo menos seis semanas antes de fazer a cirurgia. Após a cirurgia, não utilize produtos de nicotina.
- Pare de usar analgésicos narcóticos pelo menos duas semanas antes da cirurgia.
- Se tiver diabetes, certifique-se de que a doença está sob controlo. O controlo adequado é definido como nível hga1C inferior a 7,5 antes da cirurgia. Faça também um controlo glicémico detalhado semanas antes da cirurgia.
No entanto, algumas outras mudanças de estilo de vida não ajudam a melhorar o resultado das artroplastias da anca e do joelho, alerta o especialista. Isto inclui tomar vitaminas e suplementos à base de plantas, usar cremes e dispositivos de estimulação elétrica.
Ainda não se sabe se práticas como fisioterapia antes da artroplastia da anca e do joelho, fisioterapia pós-operatória para artroplastias totais do joelho, e cuidados com a anca após a artroplastia total da anca melhoram os resultados do doente após a cirurgia.
O número de doentes com excesso de peso ou obesos está a aumentar em todo o mundo. Alguns pacientes perdem peso antes da artroplastia. No entanto, o cirurgião e os seus colegas investigadores demonstraram recentemente que os pacientes que foram submetidos a uma cirurgia bariátrica antes da artroplastia da anca ou do joelho continuaram a ter complicações significativas após o procedimento.
Os investigadores analisaram os resultados das artroplastias da anca e do joelho em pessoas que foram submetidas a uma cirurgia de perda de peso antes da cirurgia de artroplastia. Estes pacientes tinham mais complicações do que os pacientes que só tinham artroplastia, independentemente de terem índices de massa corporal elevados ou baixos. As complicações, que incluem infeção e instabilidade, afetaram o sucesso dos procedimentos.
"Pensamos que isto pode estar relacionado com o sistema subjacente de doentes bariátricos, como o microbioma intestinal e a variação genética subjacente do hospedeiro", revela Abdel. "Apesar de terem perdido peso, o estado dos tecidos moles e do colagénio subjacente ainda era o mesmo da sua natureza original”, justifica.