23 de abril

Hospital Lusíadas Braga organiza primeiras Jornadas de Cirurgia Ambulatória

O Hospital Lusíadas Braga vai organizar, através do Lusíadas Knowledge Center, as primeiras Jornadas de Cirurgia Ambulatória, no próximo dia 23 abril.

O Hospital Lusíadas Braga foi planificado e construído para a ambulatorização dos cuidados de saúde, privilegiando a hiperespecialização das equipas clínicas multidisciplinares e técnicas minimamente invasivas. Desta forma, é possível aumentar a complexidade dos procedimentos efetuados sem comprometer os padrões de elevada qualidade, segurança e satisfação dos clientes.

É pelo reconhecimento da importância desta abordagem ambulatória, assim como do trabalho em equipa, que esta Unidade do Grupo Lusíadas Saúde assume a liderança no crescimento conjunto da cirurgia ambulatória para a promoção de melhores cuidados de saúde.

Uma das ações levadas a cabo neste âmbito é o evento organizado pelo Hospital Lusíadas Braga em parceria com as outras unidades do grupo, com o patrocínio científico de várias Sociedades nomeadamente da Associação Portuguesa de Cirurgia de Ambulatório (APCA), Sociedade Portuguesa de Cirurgia (SPCIR) e Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA).

O evento contará com a presença de vários profissionais de referência nesta área a nível nacional, quer da Lusíadas Saúde como de outras unidades, como o presidente da APCA – Associação Portuguesa de Cirurgia de Ambulatório, Carlos Magalhães (Responsável pela Cirurgia Geral do Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório – CICA – Centro Hospitalar do Porto), que tem dedicado parte da sua vida profissional a promover o crescimento e desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório em Portugal.

Neste âmbito, durante o dia 23 de abril, vários profissionais de saúde estarão reunidos a debater e refletir sobre diversas temáticas e os grandes desafios para o futuro da Cirurgia de Ambulatória de forma a promover a melhoria continua da prestação dos cuidados prestados e fomentando a humanização, tendo o doente como foco da nossa atenção.

O evento, que vai decorrer no Auditório do Hospital Lusíadas Braga, conta com um programa que vai da oncologia à complexidade da cirurgia de ambulatório, passando pela patologia de urgência à cirurgia de obesidade e terminando com pré-habilitação e indicadores de qualidade em cirurgia de ambulatório.

Sónia Vilaça, diretora clínica do Hospital Lusíadas Braga, refere que "a Cirurgia de Ambulatório tem assumido um protagonismo crescente nos últimos anos, mas há ainda um longo caminho a percorrer no setor privado no sentido de desmistificar este modelo organizacional cujas vantagens são por todos reconhecidas, aumentando a proposta de valor oferecida aos doentes. Com estas jornadas pretendemos o desenvolvimento e crescimento da Cirurgia de Ambulatório, aumentando o número e a complexidade das cirurgias realizadas e a sua integração nas estratégias de um número crescente de prestadores de cuidados de saúde com a qualidade e segurança exigidas”.

“O Hospital Lusíadas Braga assume-se como um projeto clínico pioneiro de Cirurgia de Ambulatório disruptivo, inovador, multidisciplinar e centrado no doente, cujo grande desafio é mostrar que é possível implementar no setor privado a Cirurgia Ambulatório com o mesmo sucesso que o foi no sector público”, acrescenta.

Inscrições abertas: 1as Jornadas de Cirurgia Ambulatória

Fonte: 
Porto de Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Hospital Lusíadas Braga