Candidaturas ao Prémio MSD de Investigação em Saúde decorrem até 27 de maio

Os protocolos submetidos a concurso serão avaliados de acordo com a sua criatividade, relevância para a população-alvo, estrutura, objetivo, metodologia e exequibilidade, sendo atribuído um valor de 10 000€ ao projeto que melhor corresponder a estes critérios. Está, ainda, prevista a concessão de 1 500€ a cada uma das duas menções honrosas.
A avaliação dos trabalhos é da responsabilidade de um painel de ilustres especialistas, nomeadamente: Prof.ª Doutora Catarina Resende de Oliveira, Prof.ª Doutora Emília Monteiro, Prof. Doutor Henrique Luz Rodrigues, Prof. Doutor Firmino Machado, Prof. Doutor Manuel Abecasis, Prof.ª Doutora Mariana Monteiro e o Prof. Doutor Nuno Sousa.
Desde o seu lançamento, o Prémio MSD de Investigação em Saúde já analisou mais de 250 candidaturas, submetidas por equipas e instituições científicas de todo o país. Em 2021, o grande vencedor da 3ª edição foi o projeto “Sublingual microcirculation as a non-invasive assessment tool of cardiovascular performance in critically ill children”, desenvolvido por uma equipa de médicos internos e especialistas do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHLN), que visa encontrar a resposta para o tratamento de crianças com choque cardiovascular, uma situação médica emergente que compromete a distribuição de sangue e oxigénio aos órgãos do corpo.
Por mais um ano consecutivo, a MSD Portugal pretende contribuir para a dinamização da investigação em Ciências da Saúde em Portugal, reconhecendo, através desta distinção, todo o trabalho e dedicação das equipas médico-científicas nacionais no desenvolvimento de projetos de investigação inovadores, que se distinguem pela sua qualidade e impacto real na saúde.
Para consultar o regulamento do Prémio e a ficha de candidatura, visite o site.