Os doentes deviam avaliar os Hospitais, propõe o Health Cluster Portugal
A saúde em Portugal precisa que os hospitais integrem o processo da inovação porque as suas valências lhes conferem as características ideais para serem parceiros de desenvolvimento, utilizadores finais de tecnologias e fornecedores de dados que retroalimentam este processo de inovação em saúde. O Health Cluster Portugal – entidade que junta mais de 220 associados onde se contam as principais universidades, institutos de investigação, hospitais e empresas da saúde - irá na próxima terça-feira abrir a discussão sobre estes temas nos Encontros com a Inovação em Saúde, uma iniciativa anual que junta os vários atores do ecossistema de Saúde Português. O mote será: Como queremos que seja o hospital do futuro?
No hospital do futuro é preciso um maior envolvimento dos doentes, dos utentes e do cidadão em geral. Precisamos de hospitais avaliados pelos utentes, com implementação do VBH (Value Based Healthcare). É preciso criar condições para trazer a inovação para dentro dos hospitais, recebendo mais ensaios clínicos e implementando tecnologias que aliem os dados à inteligência artificial.
Os hospitais são um ecossistema ideal e parceiros inquestionáveis para a inovação em Saúde, podendo colaborar com empresas e centros de investigação em todas as fases deste processo. As repercussões serão indubitavelmente positivas para a sua sustentabilidade financeira, para os profissionais de saúde e para os resultados clínicos.