6 a 8 de abril, em Cascais

Reunião Anual do Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal reúne especialista nacionais e internacionais

Reunião Anual do Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal reúne especialista nacionais e internacionais

A reunião anual do GEDII constitui o momento em que a comunidade de profissionais de saúde que se dedicam às doenças inflamatórias crónicas do intestino, designação genérica para um grupo de doenças em que predominam a colite ulcerosa e a doença de Crohn, se encontram para discussão, análise e partilha dos mais recentes avanços científicos nesta área.

Sobre os temas em debate, Luís Correia, da Comissão Organizadora, afirma que “a escolha dos temas se fez pela sua importância, privilegiando as novidades científicas, mas também a revisão dos temas, que pelo seu significado clínico são incontornáveis no âmbito da vertente formativa da reunião. Áreas de interface são, como habitualmente, fortemente representadas: da ciência básica com a clínica, da gastrenterologia clínica com a endoscopia, da terapêutica médica com a cirurgia, do médico com a enfermeira e a qualidade de vida do doente”.

No dia 6 de abril, a European Crohn and Colitis Organization (ECCO) organizará o seu 68º workshop educacional, durante o qual participantes da ECCO e de Portugal apresentarão e discutirão casos clínicos com base nas diretrizes da organização.

“Em destaque estará ainda a discussão da problemática do crescimento das doenças, as particularidades das doenças em grupos especiais de doentes como os oncológicos, a problemática da infeção associada às doenças e às terapêuticas imunossupressoras, o diagnóstico de doenças contundentes e, sempre muito importante, as diferentes estratégias de tratamento, onde as novidades são muitas e a discussão se prevê acesa”, conclui Luís Correia.

Programa e inscrições em: https://reuniaoanualgedii.pt/geral/paginas.aspx?cod=103

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock