L’Oréal promove debate sobre o futuro da ciência no feminino

O debate está aberto ao público que poderá acompanhá-lo em direto e conhecer os trabalhos vencedores da 18ª edição de uma das mais prestigiadas distinções, na área científica, do país, através deste link.
As Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência premeiam anualmente quatro jovens investigadoras portuguesas, com menos de 35 anos, que se destacaram pelos projetos que estão a desenvolver na área das ciências da saúde e do ambiente e que serão revelados durante a cerimónia.
Além da revelação destes projetos e das cientistas que os prosseguem, o evento contará com um debate com o tema Science Forward: Mulheres na Ciência aborda questões como a paridade de género nos núcleos de investigação e a presença - ainda pouco expressiva - de mulheres nos altos cargos das instituições científicas.
A discussão, que será moderada por Miriam Alves, conta com os seguintes nomes no painel:
Mónica Bettencourt-Dias, Diretora do Instituto Gulbenkian de Ciência, é uma reconhecida investigadora na área de regulação do ciclo celular, trabalho que lhe valeu diversos reconhecimentos: Prémio Pfizer, o Prémio Keith Porter da Sociedade Americana de Biologia Celular e o Prémio Eppendorf Young European Investigator.
Cláudia Pereira, Investigadora Auxiliar na Faculdade de Medicina e no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, foi uma das vencedoras em 2004 das Medalhas de Honra para as Mulheres na Ciência e integra atualmente o júri do prémio.
José Vítor Malheiros é consultor de Comunicação de Ciência. Desenvolve predominantemente a sua atividade em Universidades, Institutos de Investigação e na Administração Pública e é consultor permanente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Foi jornalista durante a maior parte da sua vida profissional, tendo-se dedicado às áreas da Ciência, Tecnologia, Educação, Saúde e Ambiente. É docente convidado do mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências da Universidade de Lisboa.
Mais do que decifrar o passado, esta reflexão procura lançar pistas sobre o caminho que ainda falta percorrer a bem da inclusão, da representatividade e da atração de jovens talentos para as áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática.