Cateteres pré-lubrificados têm impacto positivo na casuística das infeções do trato urinário
A recorrência de infeções do trato urinário é um dos principais problemas enfrentados. A utilização de técnicas e produtos adequados é essencial para melhorar a segurança das pessoas com disfunções do trato urinário.
Os cateteres são pequenos “tubos” que precisam de ser inseridos na uretra. Para que seja mais fácil a sua introdução, podem ser revestidos com produtos específicos. Há dois tipos de cateteres revestidos no mercado, o cateter pré-lubrificado e o cateter hidrofílico. Este estudo demonstrou que há diferença na ocorrência de ITUs de acordo com o tipo de cateter usado, uma conclusão importante para quem utiliza diariamente estes dispositivos.
As disfunções miccionais atingem pessoas com as mais variadas patologias e lesões, como é o caso das lesões medulares. Existem diversos fatores que contribuem para a retenção urinária nomeadamente: a obstrução do trato urinário, o enfraquecimento do músculo da bexiga ou complicações neurológicas. A obstrução do trato urinário pode ser sinal de doenças como hiperplasia prostática benigna, uma doença caracterizada pelo aumento de volume da próstata, que resulta na obstrução da uretra.
A empresa B. Braun, que, no âmbito do dia Mundial da Incontinência Urinária, alerta para este risco, dispõe de uma gama de cateteres leves – Actreen ® Hi-Lite – que podem ser dobrados e guardados dentro de uma bolsa discreta fornecida em cada caixa. São convenientes, uma vez que dispõem de duas opções de abertura adaptadas ao nível de destreza manual; disponibilizam o sistema “No touch”, com duas opções que permitem evitar tocar no cateter durante a utilização, prevenindo possíveis infeções.