Nova edição de Marcar o Lugar no Museu de Lisboa

Alzheimer Portugal promove sessões especiais em Museus para Pessoas com Demência

O ano passado, a Alzheimer Portugal, o Maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, o Museu de Lisboa, a Acesso Cultura e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa juntaram-se para implementar este programa que tem como objetivo proporcionar às Pessoas com Demência e aos seus Cuidadores a oportunidade de participarem em atividades significativas em contexto de museu.

Este programa visa aumentar o bem-estar, a qualidade de vida e a inclusão social dos participantes através de processos artísticos e participativos em contexto de museu.

As visitas ao museu contemplam a observação e a discussão de obras de arte em grupo, bem como a realização de atividades práticas de expressão plástica. Também incorporam a escuta de sons/peças musicais. Pretende-se explorar o acervo de cada museu (neste caso, fazer uma viagem à cidade de Lisboa do passado) e abordar temas como tradições, histórias e hábitos de vida, conquistas, lugares, objetos do quotidiano, entre outros.

Cada edição contempla 6 sessões, que irão decorrer às segundas-feiras (a partir de dia 21 de fevereiro), das 10h30/11h às 12h30, com uma periodicidade semanal e a duração aproximada de 1h30/2h, cada sessão.

A participação é gratuita e contará com a presença de 5/6 díades - Pessoa com Demência e Cuidador.

As pessoas interessadas em participar poderão inscrever-se, ligando para a Linha de Apoio na Demência da Alzheimer Portugal.

Fonte: 
Alzheimer Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Alzheimer Portugal