11 de fevereiro

CHUC assinala o Dia Mundial do Doente com várias iniciativas

Para celebrar o Dia Mundial do Doente, que se assinala a 11 de fevereiro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) organiza uma série de iniciativas ao longo deste dia.

“Uma das iniciativas é organizada pelo Gabinete de Humanização Hospitalar (GHH), e consiste na entrega de um cartão a todos os doentes internados, com uma mensagem alusiva ao Dia do Doente e um outro cartão em branco para recolher as sugestões de melhoria dos cuidados no CHUC”, revela em comunicado.

Pelas 10h, terão lugar pequenos concertos nas consultas externas de todos os polos hospitalares do CHUC. No hospital Sobral Cid o concerto será às 15h, com a participação de alunos e professores do Conservatório de Música de Coimbra.

“Também o almoço a servir aos doentes, no dia 11 de fevereiro, sempre adaptado à sua condição clínica, vai ser melhorado. Os doentes impossibilitados de se alimentar, receberão uma lembrança simbólica”, adianta.

Outra iniciativa integrada nas comemorações do Dia Mundial do Doente, vai ter lugar pelas 15h, numa sessão híbrida presencial e transmissão via TEAMS, organizada pelo Grupo Institucional “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde de Enfermagem.

A sessão é subordinada ao tema “Mais literacia em saúde, melhor acesso aos cuidados”, cujo mote são tópicos orientados para a literacia e os cuidados ao doente, contando com a participação de vários profissionais de saúde do CHUC, na abordagem das diversas temáticas em discussão.

Pelas 16h, vai ser apresentado o e-book “Literacia em Saúde, um desafio emergente – A centralidade no Cidadão”, pela Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Cristina Vaz de Almeida.

A sessão de abertura do evento está a cargo da enfermeira diretora do CHUC, Áurea Andrade, e a sessão de encerramento é feita pelo Presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos.

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)