Estimulação cerebral profunda com anestesia geral

São João pioneiro na realização de técnica cirúrgica melhorada para o tratamento de Parkinson

A Unidade de Doenças do Movimento e Cirurgia Funcional do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) iniciou, esta semana, a realização da estimulação cerebral profunda no tratamento da doença de Parkinson com anestesia geral. Trata-se de uma técnica diferente da habitual que apresenta resultados idênticos e torna a experiência desta cirurgia mais agradável para o doente.

"Desde o seu início, esta técnica tem sido efetuada sob anestesia local com o desconforto e sofrimento sistematicamente referidos pelos doentes. Mais recentemente alguns centros europeus de referência introduziram modificações técnicas capazes de a fazer sob anestesia geral com resultados idênticos, poupando quer a necessidade de suspender a medicação, quer a desagradável experiência sofrida pelos doentes ao longo das várias horas da cirurgia", explica Rui Vaz, diretor do Serviço de Neurocirurgia do CHUSJ, pioneiro nesta técnica em Portugal.

A Unidade de Doenças do Movimento e Cirurgia Funcional do CHUSJ dispõe atualmente das condições técnicas e o desenvolvimento suficientes para poder acompanhar esta evolução, iniciando esta técnica em Portugal e tendo contado, nestes primeiros dois casos, com a colaboração de Rick Schuurman, conhecido Neurocirurgião funcional holandês, com considerável experiência nesta técnica e autor do estudo Galaxy.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ)