O Instituto SNS surge como resposta integrada e efetiva às pressões e desafios do SNS

Health Cluster Portugal defende gestão operacional do SNS mais autónoma, ágil e eficaz

O Sistema Nacional de Saúde precisa de ser mais eficiente e dar melhor resposta. O Health Cluster Portugal (HCP) – que junta mais de 220 associados onde se contam as principais universidades, institutos de investigação, hospitais e empresas da saúde – está já a desenvolver contactos para a criação do Instituto SNS, uma entidade que assumiria, de acordo com as melhores praticas, metodologias e abordagens, o que de facto o Sistema Nacional de Saúde mais precisa: gestão, organização e planeamento.

Para o Health Cluster Portugal é consensual a necessidade de rever a organização do SNS, um sistema pensado há 40 anos que enfrenta pressões e desafios a que urge responder. Perante isso, Joaquim Cunha, Diretor Executivo Diretor do HCP, detalha que “entre estes constrangimentos merecem destaque a elevada centralização do financiamento, a vulnerabilidade aos ciclos políticos, a reduzida flexibilidade operacional e a acumulação sistemática de défices que colocam em causa a sua sustentabilidade”.

Assim, tendo em conta os desafios crescentes associados ao envelhecimento populacional e a maior prevalência de doenças crónicas, é urgente encontrar uma nova resposta de gestão do SNS. O Instituto SNS surge como uma entidade estrategicamente posicionada para responder de forma integrada e efetiva às pressões e desafios do SNS: Mandatado pelos Ministérios das Finanças e da Saúde, o Instituto SNS - Entidade Gestora do Serviço Nacional de Saúde assumiria três grandes funções:  a Gestão do SNS, abrangendo os recursos físicos, financeiros e humanos do SNS numa lógica optimizada e especializada; a Otimização do percurso do utente, melhorando sua experiência no SNS e apoiando estratégias de prevenção e participação em saúde e Articulação com a envolvente, articulando o SNS com a oferta global do sistema de Saúde português, industrias da saúde e entidades do SCTN.

 

Fonte: 
M Public Relations
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock