Medicina Dentária

Prótese dentária removível: que tipos existem e quais as vantagens e desvantagens?

Atualizado: 
07/01/2022 - 10:19
Exatamente como o nome leva a crer, as próteses dentárias removíveis são aquelas que podem ser retiradas e colocadas, sempre que se deseja, sem que exista a necessidade de uma intervenção do Médico Dentista.

Na realidade, hoje em dia existem várias opções de próteses dentárias, entre fixas e removíveis. 

A prótese removível, muitas vezes conhecida como dentadura, é uma maneira não invasiva de se substituírem os dentes perdidos ou danificados, e também a mais económica. 

Por isso mesmo, é geralmente recomendada para pacientes que querem recuperar os dentes perdidos, através de um tratamento mais amigo da carteira.

Contudo, esta opção está longe de ter só pontos positivos, como vai poder perceber mais à frente neste artigo. 

Tipos de prótese removível

Existem dois tipos de próteses removíveis: as acrílicas e as esqueléticas, que podem ser divididas entre parciais e totais.

A prótese total é construída com o objetivo de substituir todos os dentes da boca do paciente. 

Já a prótese parcial é projetada para repor apenas uma parte (secção) dos dentes. Sendo assim, através desta opção, é possível manter alguns dentes naturais, conjugando-os com dentes artificiais. 

Próteses esqueléticas

As próteses esqueléticas são construídas com uma base ou esqueleto feito em metal (cromo-cobalto ou cromo-níquel). Por isso mesmo, apresentam uma estrutura mais fina. 

Estão apenas indicadas para pacientes que apresentem uma gengiva saudável e bastantes dentes naturais remanescentes na arcada. 

São também mais dispendiosas e o seu reajuste é um pouco mais complexo. 

Próteses acrílicas

Esta prótese é construída em resina acrílica e assenta sobre a gengiva. Também podem ser apoiadas em dentes, através de ganchos metálicos, que possibilitam um maior suporte. 

São mais baratas do que as próteses esqueléticas, mas também são menos confortáveis e resistentes.

Vantagens das próteses removíveis

As próteses dentárias removíveis são muito procuradas sobretudo por uma questão de preço (valor do tratamento é mais reduzido do que as soluções fixas), mas este não é o único ponto positivo desta solução. 

Conheça agora alguns dos benefícios desta prótese dentária: 

  • É um procedimento não invasivo: não existe a necessidade de fazer uma cirurgia para que o processo seja realizado. 
  • Possibilidade de acrescentar mais dentes: embora que nem sempre seja um processo simples, as próteses removíveis podem sofrer acréscimo de dentes se necessário. 
  • Pode salvar dentes naturais: as próteses removíveis parciais permitem que os pacientes mantenham alguns dos seus dentes naturais, que ainda estejam saudáveis. 

Desvantagens das próteses removíveis

As próteses dentárias removíveis são cada vez menos aconselhadas pelos Médicos Dentistas, muito por causa das seguintes circunstâncias: 

  • Período de ajuste e adaptação: este tipo de próteses requerem um tempo de adaptação, que varia de pessoa para pessoa, e que muitas vezes não é fácil.
  • Acúmulo de placa dentária bacteriana: as próteses removíveis aumentam a probabilidade de acumular placa bacteriana na sua boa e isso pode levar a vários problemas dentários (como cáries), ou gengivais.
  • Perda óssea: as próteses removíveis fazem pressão sobre a gengiva, que apesar de não ser constante, pode levar, com o decorrer do tempo, a uma reabsorção óssea. 
  • Devem ser retiradas todas as noites, antes de dormir. 
  • Manutenção acrescida: têm uma duração limitada. É provável que tenham que ser substituídas com o tempo, uma vez que a sua boca pode sofrer alterações e o material vai também apresentando desgaste. 
  • Cuidados de higiene: a rotina de higiene destas próteses tem que ser bem cuidada para que permaneçam em boas condições. Além disso, quando não é bem higienizada, pode-se tornar numa fonte de bactérias, o que pode acarretar vários problemas para a sua saúde.

São necessárias consultas periódicas no dentista?

Sim, este tipo de próteses precisa de ajustes, de tempos a tempos. Quem usa esta solução removível deve visitar o médico dentista, pelo menos uma vez por ano.

A prótese removível é cada vez menos utilizada. Na verdade, o facto de se movimentar, enquanto se come ou fala, ou de provocar um certo desconforto, faz com que os pacientes optem por implantes dentários e próteses fixas, uma vez que estas opções garantem maior segurança. 

Cuidados a ter com a Prótese Removível  

Ao contrário do que acontece com as próteses fixas, as próteses removíveis necessitam de cuidados redobrados de manutenção e higiene. 

  1. As próteses removíveis são frágeis e partem-se com facilidade. Por isso mesmo, o manuseamento deve ser feito com o recurso a uma toalha (como forma de proteção);
  2. Deve ser feita uma escovagem diária para que se removam os restos alimentares e a placa bacteriana;
  3. Antes de colocar a prótese devem-se escovar os dentes e a língua;
  4. Quando não estiverem a ser usadas, estas devem ser colocadas numa caixa de armazenamento específico. 
  5. Caso a prótese se parta ou fique solta, é fundamental que se visite o médico dentista. Se estiver a ajustá-la por si mesmo, pode levar a que os estragos sejam irreparáveis.

Autor: 
Dra. Joana Ramalho - médica dentista da AngelSmile
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
AngelSmile