Sabia que existem cinco tipos de Artrite Psoriática?
O que é a artrite psoriática?
De causa desconhecida, a Artrite Psoriática pode atingir qualquer pessoa de qualquer idade, com psoríase ou história familiar da doença. No entanto, ela é mais frequentemente diagnosticada entre os 35 e os 55 anos de idade. E embora afete, com maior frequência, as articulações das mãos e pés, pode ainda atingir grandes articulações, como os joelhos, tornozelos e ancas, bem como a coluna vertebral.
Cansaço generalizado; desconforto, dor ou tumefação sobre os tendões; dor e tumefação difusa de dedos (um ou vários, das mãos ou pés); desconforto, dor, tumefação ou rigidez em uma ou mais articulações; limitação do movimento articular e/ou alterações das unhas estão entre os principais sintomas da doença.
Tipos de Artrite Psoriática
De acordo com o especialista em reumatologia, Filipe Barcelos, são reconhecidos cinco subgrupos da doença:
- Oligoarticular Assimétrica - tendo sido considerada a forma mais frequente de artrite psoriática, esta afeta menos de “5 articulações simultaneamente (oligo = poucas), de um dos lados do corpo (daí ser chamada assimétrica)”. Os sintomas surgem habitualmente primeiro nas mãos e pés, “sendo frequente a tumefação difusa de um dedo da mão ou pé, com o aspeto característico de “dedo em salsicha” – denominado dactilitite”. Um exemplo desta forma de envolvimento seria a presença de artrite de um joelho, do tornozelo do lado oposto, e de uma ou duas articulações de dedos da mão.
- Poliartrite Simétrica – “consiste no envolvimento simultâneo de várias articulações (poli= muitas) de ambos os lados do corpo (simétrico), sendo as articulações mais frequentemente atingidas as das mãos, punhos, tornozelos e pés”. De acordo com o especialista, “esta forma foi recentemente reconhecida como uma das mais frequentes, com predomínio no sexo feminino”. E embora este padrão se assemelhe à artrite reumatóide, há dois aspetos importantes que a diferenciam: “o envolvimento das articulações interfalângicas distais (IFD) e uma menor tendência para a ocorrência de deformação e erosões, que no caso de surgirem também apresentam características distintas”.
- Envolvimento Predominante das Articulações Interfalângicas Distais: apesar de ocorrer em apenas 5 a 10% dos doentes, este subtipo é específico da Artrite Psoriática. Afeta sobretudo articulações interfalângicas distais das mãos e pés, produzindo quase sempre de alterações das unhas. “Por vezes há grande tumefação e deformação do leito ungueal e da IFD, dificultando a avaliação da presença de artrite”.
- Espondilite com ou sem Sacro-iliíte: consiste na inflamação da coluna vertebral, provocando dor e rigidez que envolvem sobretudo a coluna lombar e pescoço, podendo também ocorrer inflamação das articulações sacro-ilíacas (sacro-iliíte). O envolvimento predominante da coluna representa 5% dos casos de Artrite Psoriática, sendo mais frequente no sexo masculino. No entanto, a presença de espondilite, sacro-iliíte ou ambas pode também surgir associada aos outros subgrupos de Artrite Psoriática.
- Artrite Mutilante: “É uma forma particularmente grave de Artrite Psoriática, representando menos de 5% dos casos”. Segundo o especialista, esta afeta sobretudo as pequenas articulações das mãos e pés, “com reabsorção do osso (osteólise) e destruição da articulação, levando a deformação e encurtamento dos dedos afetados, com excesso de pele”.