Vacina adaptada à variante Ómicron

Se for necessário, Portugal vai mesmo avançar com uma 4ª dose de vacina

António Costa, afirmou hoje, em Bruxelas, que Portugal já apresentou um pedido de compra conjunta de uma nova vacina Covid-19 adaptada à variante Ómicron, caso seja necessária uma quarta dose.

“Está neste momento, aliás, um novo processo de compra de uma vacina adaptada à Ómicron, que só estará disponível depois da primavera. Nós já apresentámos o nosso pedido de aquisição dessas vacinas acima do que era o pro-rata em função da população que temos”, referiu o Primeiro-Ministro.

A compra acima do necessário, tal como explicou, visa garantir “todas as condições para poder adotar uma quarta dose de reforço, se ela vier a ser necessária, como infelizmente acho que é de prever que virá a acontecer”.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e a Agência Europeia do Medicamento (EMA), este novo reforço será apenas para populações mais vulneráveis, acrescentou António Costa.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay