Webinar discute o perigo do excesso de intervenções em saúde

A sessão pretende abordar os perigos e os problemas do excesso de intervenções na área da saúde, o modo de avaliar a evidência científica que suporta a prática clínica, ao mesmo tempo que serão discutidas as melhores formas de comunicar informação complexa em saúde. O objetivo final é que o público perceba os conceitos de sobrediagnóstico e sobretratamento, os seus problemas e as soluções para uma gestão correta da saúde.
“A intervenção médica excessiva é uma ameaça para o cidadão que contacta com o Sistema de Saúde. Este será um debate que vai, sem dúvida, contribuir para elucidar os cidadãos sobre o que são as intervenções em excesso e como é que cada um de nós pode ter um papel ativo nas suas decisões de saúde, reduzindo ao máximo a necessidade de recorrer a cuidados de saúde que serão desnecessários”, afirma a presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Maria do Rosário Zincke.
“A Medicina moderna caracteriza-se por uma grande intensidade prática – a chamada “medicalização” – que pode, em circunstâncias específicas, apresentar uma análise de benefício-risco negativa (a intervenção faz mais mal que bem). É por isso importante evitar estas intervenções, que são no mínimo inúteis e no máximo perigosas”, refere António Vaz Carneiro, presidente do Conselho de Administração do ISBE e coordenador do Programa Choosing Wisely Portugal.
A abertura do webinar está a cargo da presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, seguindo-se uma sessão com o tema “Sobrediagnóstico e Sobretratamento”, que ficará à responsabilidade de António Vaz Carneiro.
A sessão conta ainda com a intervenção de Miguel Bigotte Vieira, médico especialista em Nefrologia e membro da equipa de gestão do Programa Choosing Wisely Portugal. Na sua intervenção irá dar a conhecer este programa cujo objetivo principal é promover escolhas em saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias.
No final, existirá espaço para responder às questões do público, sendo o encerramento feito pelo presidente do Conselho de Administração do ISBE.
O webinar “Excesso de Intervenções na Saúde: Problemas e Perigos” é direcionado a associações de doentes, profissionais de saúde e academia, gestores e responsáveis políticos, bem como para o público em geral, mediante inscrição aqui.