Resultados da segunda edição do “Índex Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar”

Fórum do Medicamento promove debate sobre novas oportunidades no acesso a medicamentos

O acesso à inovação terapêutica enfrenta desafios que condicionam a capacidade da mesma de servir o seu objetivo fundamental, chegar aos doentes, melhorando a sua sobrevivência e/ou qualidade de vida. Neste âmbito, torna-se relevante perceber que fatores condicionam este acesso e que oportunidades de melhoria existem que o tornem mais célere.

É essa discussão que se pretende fomentar a partir da apresentação dos resultados do ‘Patients WAIT Indicator 2020’ e da discussão sobre o papel que o novo “Regulamento Europeu para a Avaliação de Tecnologias de Saúde” pode ter como facilitador desse acesso, na 13ª edição do Fórum do Medicamento, uma iniciativa que terá lugar no dia 19 de novembro, na Academia das Ciências, em Lisboa. Sob o tema “Acesso ao Medicamento: Novas Oportunidades”, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AstraZeneca, convidam a que se faça uma reflexão sobre os modelos de acesso aos medicamentos hospitalares a nível nacional e europeu.

Em complemento à discussão, será também realizada a apresentação pública dos resultados da segunda edição do “Índex Nacional de Acesso ao Medicamento Hospitalar”, estudo que tem como objetivos quantificar e monitorizar o nível de acesso ao medicamento hospitalar e analisar os correspondentes modelos de gestão, mecanismos de criação de evidência e de medição de resultados; identificar as barreiras e/ou problemas associados à equidade de acesso, gestão e dispensa do medicamento nas unidades hospitalares do SNS e promover o benchmarking e o desenvolvimento de ações conjuntas e concertadas de melhoria contínua. Este estudo promovido pela APAH, tem a coordenação científica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e o apoio da Ordem dos Farmacêuticos.

À semelhança das edições anteriores, o Fórum do Medicamento terá novamente um formato híbrido, cuja participação presencial está sujeita a uma inscrição prévia com limite de lotação. Mais informações aqui

 

Fonte: 
Guess What
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay