Informação sobre o perfil nutricional dos alimentos

Pingo Doce adere ao Nutri-Score

Os produtos de Marca Própria Pingo Doce vão gradualmente incluir a escala nutricional Nutri-Score nas suas embalagens, ajudando o consumidor a fazer opções alimentares de forma mais consciente e informada. Esta é mais uma medida do Pingo Doce no sentido de ‘promover a saúde pela alimentação’ - um dos seus pilares estratégicos de Responsabilidade Social -, numa altura em que os consumidores estão cada vez mais cientes do impacto que a alimentação tem na saúde.

O Nutri-Score é um símbolo nutricional presente na parte frontal das embalagens dos produtos alimentares, que fornece informação sobre o perfil nutricional dos alimentos. Na prática, este logotipo permite que os consumidores façam melhores escolhas alimentares com maior facilidade, assim como a comparação entre os diferentes produtos da mesma gama ou categoria.

“A adesão ao Nutri-Score é mais um passo do Pingo Doce para promover a saúde pela alimentação, uma das nossas principais missões. A nossa Marca Própria conta com uma oferta ampla de produtos, alvo de constantes reformulações nutricionais, de modo a reduzir a quantidade de sal, gordura e açúcar que contêm. É um trabalho que desenvolvemos há muitos anos, com grande transparência, e que é agora complementado com a adoção desta medida”, afirma Rita Manso, diretora Comercial da Marca Própria Pingo Doce.

A classificação de cada produto é obtida mediante a comparação entre os nutrientes e os alimentos cuja presença é mais desejada – caso das fibras, proteínas, frutas e legumes - e aqueles cuja presença deve ser mais restringida – gorduras saturadas, açúcar e sal. Fica de fora desta avaliação a lista de ingredientes, incluindo os aditivos usados, e a presença ou ausência de vitaminas e minerais. O resultado obtido é depois convertido na escala do Nutri-Score, sendo que esta varia entre cinco cores, desde o verde escuro, associado à letra A, que representa os produtos cujo consumo devemos privilegiar até ao vermelho, associado à letra E, que identifica os produtos cujo consumo deve ser mais limitado, sempre integrado numa alimentação que se deseja variada a ajustada às necessidades individuais.

O Nutri-Score aplica-se à maioria dos produtos processados, com exceção das ervas, chás, cafés e fermentos.

 

Fonte: 
Jerónimo Martins
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Nutri-Score